A teoria humeana da identidade pessoal
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v5i1.523Palabras clave:
Apêndice; Hume; Identidade Pessoal.Resumen
Na primeira parte do artigo, apresento a infame teoria humeana da identidade pessoal. Infame porque seu próprio autor a rejeitou no Apêndice à sua obra máxima, o Tratado da Natureza Humana. Na segunda parte, apresento o Apêndice. A pergunta fundamental é: por que Hume rejeitou sua teoria inicial? Os comentadores dividem-se entre aqueles que vêem um problema menor, técnico, na explicação da crença na identidade pessoal e aqueles que vêem um problema maior, filosófico, que afetaria não só a seção “Da identidade pessoal” como todo o projeto empirista desenvolvido no Tratato da Natureza Humana. Na terceira parte, exponho alguns dos problemas (técnicos) que podem ter levado à insatisfação apresentada pelo Apêndice. Na quarta parte do artigo, exponho a interpretação ontológica, que vê no Apêndice a emergência de um problema filosófico, e tento mostrar sua implausibilidade.
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