Linguagem e língua: uma reflexão acerca da dialética ensino-aprendizagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v1i1.462

Palabras clave:

Língua(gem); Teoria Histórico-Cultural; Dialética ensino-aprendizagem; Sociointeracionista; Língua Portuguesa.

Resumen

O conceito de linguagem é parte indispensável no complexo trabalho com a língua. Aqui, tem-se como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural para estruturação dialética ensino-aprendizagem, por considerar a relação existente entre a história, a sociedade e a cultura na constituição dos conteúdos e dos sujeitos no seu contato com esses conteúdos, inseridos nesse contexto sócio-histórico-cultural. Então, tem-se a concepção sociointeracionista da linguagem, como processo de interação e mediação na relação semiótica entre o mundo e o homem, e da língua, um construto histórico-cultural como uma interface da sociedade que dela faz uso e que com ela se desenvolve, para o trabalho com o processo Ensino-Aprendizagem da língua portuguesa. Portanto, trabalha-se, aqui, com a língua em sua dinâmica discursiva nos vários contextos sociais em contraposição ao trabalho prescritivo/normativo, tendo como ponto de partida e de chegada a produção da leitura e a produção textual nos seus diversos tipos e gêneros.         

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Biografía del autor/a

Sérgio Gomes de Miranda, Instituto Brasil de Ciências e Tecnologia (FIBRA)

Mestre em Educação Pela Pontífice Universidade Católica de Goiás (PUCGO), Goiânia, Goiás – Brasil e Professor de língua portuguesa do Instituto Brasil de Ciência e Tecnologia (FIBRA), Anápolis, Goiás – Brasil.

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Publicado

2010-07-11

Cómo citar

MIRANDA, Sérgio Gomes de. Linguagem e língua: uma reflexão acerca da dialética ensino-aprendizagem. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 24–38, 2010. DOI: 10.31977/grirfi.v1i1.462. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/462. Acesso em: 5 dic. 2024.

Número

Sección

artículos