A quantidade pura, o ser que suprassume em unidade, pluralidade e continuidade: a luta contra a ameaça do estranhamento
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v23i3.3454Palabras clave:
Hegel; Quantidade; Ser; Entendimento; Substância.Resumen
A categoria de Quantidade, em Hegel, é desenvolvida de tal modo a auxiliar na caracterização daquilo que se compreende por ser. Para além da liquidez, fechamento e inflexibilidade, típica de uma compreensão limitada a uma exclusividade unívoca e finalista, o ser se apresenta mediante novos desdobramentos, que lhe confere abertura. A flexibilidade, que assim caracteriza o ser, tem, na quebra da rigidez da univocidade, na interrupção do exclusivismo imediatista e no impedimento da descontinuidade finalista, o estatuto de ser para si suprassumido como Quantidade. Como uni, pluri e contínua, é uma grandeza que descreve os unos para além de uma mera representação superficial. Em que medida é possível conceber o ser, pelo ultrapassamento da mera faculdade de compreensão de substância no entendimento, como Quantidade una, plural e contínua?
Descargas
Citas
HEGEL, G. W. F. Ciência da Lógica. O Ser. Edição de 1812 Tradução e notas de Henrique de Lima Vaz. São Paulo: Edições Loyola, 2021.
HEGEL, G. W. F. Ciência da Lógica. A doutrina do ser. Tradução Christian G. Iber et all. Editora Vozes: Petrópolis, 2016.
INWOOD. Michael. Dicionário Hegel. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2007.
LIMA VAZ, Henrique Cláudio de. Escritos de Filosofia. Ontologia e história. São Paulo: Edições Loyola, 2001.
LIMA VAZ, Henrique Cláudio de. A formação do pensamento de Hegel. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. A metafísica enquanto instância fontal da filosofia no pensamento de Lima Vaz. In: Revista Síntese, Belo Horizonte, v. 39, n. 124, 2012.
SAMPAIO, Rubens Godoy. Metafísica e modernidade. Método e estrutura, temas e sistema em Henrique Cláudio de Lima Vaz. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Adilson Feiler
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en Griot: Revista de Filosofía mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitiendo compartir y adaptación, incluso con fines comerciales, con el debido reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista. Lea mas...