Tristeza, cólera e a questão da empatia pelos vencedores: Walter Benjamin e a escrita disruptiva da história
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v23i3.3441Palabras clave:
Filosofia da história; Benjamin; Teoria dos afetos; Transmissão cultural; Cólera; Melancolia.Resumen
Neste artigo estudo uma disposição afetiva abordada por Walter Benjamin nas Teses sobre o conceito de história, mais precisamente, estudo a empatia (Einfühlung). Este afeto estaria presente no tipo de historiografia rejeitada pelo autor, uma vez que ela seria a “empatia pelos vencedores”. Trabalho no presente estudo com uma hipótese “ou-ou”. Benjamin diferencia dois tipos de escrita da história, a inautêntica e a autêntica: ou bem o historiógrafo parte do horror (Grauen) inerente aos acontecimentos históricos, ou bem ele elege certos passados e sente empatia (Einfühlung) pelos espólios da transmissão cultural. Também em outros escritos de Benjamin encontramos uma atribuição pejorativa à empatia, e a razão para tal, sugerimos, é a de que o historiador deve “fazer explodir” a linha de continuidade da história, enfatizando, em vez de um afeto conciliador ou mesmo apaziguador e conformista, o afeto colérico com relação aos acontecimentos opressores e, portanto, um aspecto “destrutivo”, “disruptivo” da história.
Descargas
Citas
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Tradução de Alfredo Bossi e revisão da tradução de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2007
ADORNO, Theodor. Correspondência, 1928-1940. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: editora UNESP, 2012
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história: edição crítica. Organização e tradução de Alberto Müller e Márcio Selligman-Silva. São Paulo: Alameda, 2020
BENJAMIN, Walter. Arquivo N [Teoria do Conhecimento, Teoria do Progresso] in Passagens. Edição alemão de Rolf Tiedemann; organização da edição brasileira de Willi Bolle; colaboração na organização da edição brasileira Olgária Matos; tradução do alemão Irene Aron, tradução do francês Cleonice Mourão; revisão técnica Patrícia de Freitas Camargo. Belo Horizonte: editora UFMG, 2018 (Volume 2, p.759-807)
BENJAMIN, Walter. O Conceito de crítica de arte no romantismo alemão. Tradução, prefácio e notas de Márcio Selligman-Silva. São Paulo: Iluminuras, 2018
BENJAMIN, Walter. Escritos sobre Mito e Linguagem (1915-1921). Organização, apresentação e notas de Jeanne Marie Gagnebin. Tradução de Susana Kampff Lages e Ernani Chaves. (Coleção Espírito Crítico). São Paulo: Duas Cidades: ed. 34, 2013.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: editora brasiliense, 1987 (obras escolhidas, volume 1)
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Tradução, apresentação e notas de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: editora brasiliense, 1984
BRAZIL, Luciano. Pensar do pensar do pensar. A crítica como medium- de-reflexão na tese de doutoramento de Walter Benjamin. Dissonância: Revista de Teoria Crítica. Publicação Online Avançada, p. 1-31, 2021
CURTIS, Robin. Einfühlung e Abstração na Imagem em Movimento: reflexões histórica e contemporânea. Tradução: Ivani Santana. Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa e Programa de Artes em Dança (e Performance) Digital, Salvador, jun. 2016; 3(1): 9-38.
FREUD, Sigmund. Luto e Melancolia in Introdução ao narcisismo: ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916). Tradução e notas de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010
JAREK, Márcio. A constelação vida: política e linguagem na juventude de Walter Benjamin. 2016. 185 f. Tese (Doutorado) - Curso de Filosofia, Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
KHATIB, Sami. The Messianic Without Messianism, Anthropology & Materialism [Online], 1 | 2013, Online since 15 October 2013 http://journals.openedition.org/ Acessado em 06 de junho de 2023
KONDER, Leandro. Walter Benjamin: o marxismo da melancolia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
LUKÁCS, George. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Tradução, posfácio e notas de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades; ed.34, 2000 (Coleção Espírito Crítico)
NIETZSCHE, Friedrich. A Genealogia da moral: uma polêmica. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: companhia das letras, 1998
RANGEL, Marcelo de Mello. A História e o impossível: Walter Benjamin e Derrida. Rio de Janeiro: Ape’Ku, 2020.
RANGEL, Marcelo de Mello. A melancolia benjaminiana: fúria, amor e delicadeza. 2023 (no prelo)
RUSH, Fred. Jena Romanticism and Benjamin´s critical epistemology in BENJAMIN, Andrew; HANSSEN, Beatrice (org). Walter Benjamin and romanticism. New York/London: Continuum, 2002. p.123-136
SELLIGMAN-SILVA, Márcio. Ler o livro do mundo. Walter Benjamin e crítica literária. São Paulo: Fapesp, Iluminuras, 1999
WEBER, Samuel. Benjamin´s -abilities. Cambridge: Harvard University Press, 2008.
WEIDNER, D. Life after life: a figure of thought in Walter Benjamin. Conferência realizada no Colóquio Internacional Nachleben. Escrita e imagem em Walter Benjamin e Aby Warburg, Universidade Federal de Minais Gerais, Belo Horizonte, Brasil, out. 2012. Disponível em: <http://www.zfl-berlin.org/tl_files/zfl/downloads/personen/weidner/life_after_life.pdf>. Acesso em: 16 set. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Luciano Gomes Brazil
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en Griot: Revista de Filosofía mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitiendo compartir y adaptación, incluso con fines comerciales, con el debido reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista. Lea mas...