Sobre a atualidade e pertinência das críticas de Nietzsche à educação de seu tempo
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v21i3.2436Palabras clave:
Nietzsche; Educação; Crítica; LDB; BNCC.Resumen
O presente texto visa demonstrar a atualidade e a pertinência da crítica de Nietzsche à educação do seu tempo, especialmente aquelas feitas no texto Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino, perante as finalidades e objetivos da educação brasileira, especialmente da educação básica em nível médio, descritos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Descargas
Citas
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, Ministério da Educação. 2017b.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases Da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Senado Federal, 1996.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT; revoga a Lei Nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, DF: Senado Federal, 2017a.
DALLABRIDA, Norberto. A reforma Francisco Campos e a modernização nacional do ensino secundário. Educação, v. 32, nº 2, p. 185-191, 2009.
DIAS, Rosa Maria. Nietzsche educador. São Paulo: Scipione, 1993.
FRAGOSO, Myrian Xavier. Nietzsche e a educação. Trans/Form/Ação, vol.1, p. 277-293, 1974.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LÖWITH, K. De Hegel à Nietzsche: a ruptura revolucionária no pensamento do século XIX – Marx e Kierkegaard. Tradução de Luiz Fernando Barrére Martin e Flamarion Caldeira Ramos. São Paulo: Editora UNESP, 2014.
MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; PINA, Leonardo Docena; MACHADO, Vinícius de Oliveira; LIMA, Marcelo. A Base Nacional Comum Curricular: um novo episódio de esvaziamento da escola no Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 9, nº 1, p. 107-121, 2017.
MARTON, Scarlett. Nietzsche: das forças cósmicas aos valores humanos. 2ª ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.
NIETZSCHE, F. III Consideração intempestiva: Schopenhauer educador. IN: Escritos sobre Educação. Tradução, apresentação e notas de Noéli Correia de Melo Sobrinho. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2004.
NIETZSCHE, F. Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino. IN: Escritos sobre Educação. Tradução, apresentação e notas de Noéli Correia de Melo Sobrinho. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2004.
RODRIGO, L. M. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
SOBRINHO, Noéli Correia de Melo. A pedagogia de Nietzsche. IN: NIETZSCHE, F. Escritos sobre Educação. Tradução, apresentação e notas de Noéli Correia de Melo Sobrinho. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 José Elielton Sousa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en Griot: Revista de Filosofía mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitiendo compartir y adaptación, incluso con fines comerciales, con el debido reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista. Lea mas...