A educação do ethos na Antígona de Sófocles

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v21i2.2402

Palabras clave:

Antígona; tragédia; Ethos; Lei; Política.

Resumen

Antígona, de Sófocles, escrita por volta de 441-440 a.C. é a tragédia mais estuda e interpretada da história do teatro clássico. São diversos os ângulos interpretativos e de análise que a 2500 a.C. desafiam os exegetas e estudiosos das diversas áreas do conhecimento humano. A forma como a peça é, interpretativamente, recebida varia conforme os interesses do tempo no qual ela é estudada e encenada. Objetiva-se, nesse trabalho, por meio de uma análise hermêutico-dialética de revisão de literatura, apresentar possíveis impactos que o descumprimento da lei civil que impedia a jovem princesa Antígona a oportunizar um sepultamento digno a seu irmão, Polinice, possui para a formação de um ethos educativo e emancipador de cidadãos que busquem na sua práxis a plena justiça social, diante de leis tecidas pela lógica excludente de um poder de estado que almeja apenas se perpetuar no poder. Os personagens principais são analisados e contextualizados à luz da compreensão de um ethos formativo que priorize a lógica da justiça em detrimento da lógica fria da lei jurídica. Conclui-se que o interdito de Creonte, ainda, está vivo em nosso tempo, e a educação é um dos principais instrumentos, para transformar o status quo que vitimiza, injustamente, muitas pessoas em nome de uma razão de estado divorciada de princípios ético-morais.

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Biografía del autor/a

Luis Fernando Biasoli, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre – RS, Brasil. Professor do Centro de Filosofia e Educação da Universidade de Caxias do Sul (CEFE/UCS), Caxias do Sul – RS, Brasil.

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Publicado

2021-06-02

Cómo citar

BIASOLI, Luis Fernando. A educação do ethos na Antígona de Sófocles. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 433–443, 2021. DOI: 10.31977/grirfi.v21i2.2402. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/2402. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

artículos