Educação e emancipação na teoria crítica da sociedade de Theodor W. Adorno

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v19i2.1180

Palabras clave:

Educação e Emancipação; Teoria Crítica; Adorno.

Resumen

Este artigo apresenta a contribuição de Theodor W. Adorno para a configuração de uma educação capaz de enfrentar os irracionalismos contemporâneos, por meio de uma retomada da definição da dialética como crítica do pensamento filosófico. Este tem, modernamente, se limitado a enlevar a racionalidade à máxima potência, sem se debruçar sobre os efeitos de suas promessas não cumpridas. A obra de Adorno é reconhecida por uma propugnação segundo a qual cabe à filosofia a tarefa da reflexão crítica e do esclarecimento da forma como a cultura se organiza. Tal proposição leva a um projeto teórico que pressupõe a tomada de consciência sobre os descaminhos da razão, numa tentativa de que, por intermédio do esclarecimento, o homem possa construir possibilidades de autonomia e emancipação. O artigo se organiza em duas partes, assim apresentados: 1. Ambições tórico-práticas da teoria crítica da sociedade e 2) Fios que tecem a teoria crítica de T. W. Adorno, este dividido em três tópicos: a) O clima cultural geral do capitalismo tardio - a propensão à barbárie; b) Falência da cultura - razão objetiva da barbárie; c) Reflexos da vida danificada: o adoecimento do contato.

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Biografía del autor/a

Cleidson de Jesus Rocha, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Doutor em Filosofia. Professor da Universidade Federal do Acre (UFAC), Cruzeiro do Sul – AC, Brasil. Estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP, Brasil.

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Publicado

2019-06-13

Cómo citar

ROCHA, Cleidson de Jesus. Educação e emancipação na teoria crítica da sociedade de Theodor W. Adorno. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 194–217, 2019. DOI: 10.31977/grirfi.v19i2.1180. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1180. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

artículos