Linguagem e língua: uma reflexão acerca da dialética ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v1i1.462

Palavras-chave:

Língua(gem); Teoria Histórico-Cultural; Dialética ensino-aprendizagem; Sociointeracionista; Língua Portuguesa.

Resumo

O conceito de linguagem é parte indispensável no complexo trabalho com a língua. Aqui, tem-se como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural para estruturação dialética ensino-aprendizagem, por considerar a relação existente entre a história, a sociedade e a cultura na constituição dos conteúdos e dos sujeitos no seu contato com esses conteúdos, inseridos nesse contexto sócio-histórico-cultural. Então, tem-se a concepção sociointeracionista da linguagem, como processo de interação e mediação na relação semiótica entre o mundo e o homem, e da língua, um construto histórico-cultural como uma interface da sociedade que dela faz uso e que com ela se desenvolve, para o trabalho com o processo Ensino-Aprendizagem da língua portuguesa. Portanto, trabalha-se, aqui, com a língua em sua dinâmica discursiva nos vários contextos sociais em contraposição ao trabalho prescritivo/normativo, tendo como ponto de partida e de chegada a produção da leitura e a produção textual nos seus diversos tipos e gêneros.         

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Gomes de Miranda, Instituto Brasil de Ciências e Tecnologia (FIBRA)

Mestre em Educação Pela Pontífice Universidade Católica de Goiás (PUCGO), Goiânia, Goiás – Brasil e Professor de língua portuguesa do Instituto Brasil de Ciência e Tecnologia (FIBRA), Anápolis, Goiás – Brasil.

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de.; HENRIQUES, Antônio. Língua portuguesa: noções básicas para cursos superiores. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

ANDRADE, Maria Margarida de.; MEDEIROS, João Bosco. Comunicação em língua portuguesa: para os cursos de jornalismo, propaganda e letras. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2003.

COLE, Michael. Cognitive development and formal schooling: the evidence from cross-cultural research. In: COLE, Michael. Vygotsky and education. New York: Cambridge University Press, 1990. p. 89-108.

FARACO, Carlos Alberto.; TEZZA, Cristovão. Oficina de texto. Petrópolis: Vozes, 2003.

FIORIN, José. Luis. (Org.) Introdução à lingüística. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2002, vol. 1.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1984.

GERALDI, João. Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Argumentação e linguagem. 7. ed. rev. Paulo: Cortez, 2002.

LYONS, John. Lingua(gem) e lingüística: uma introdução. Rio de Janeiro: LTC, 1987.

MASETTO, Marcos Tarciso. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000. p. 133-173.

MORATO, Edwiges Maria. O interacionismo no campo lingüístico. Introdução à lingüística: fundamentos epistemológicos. v. 3. São Paulo: Cortez, 2004. p. 311-351.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado das Letras, 1996.

ROSA, Elisa Zaneratto.; ANDRIANI, Ana Gabriela Pedrosa. Psicologia sócio-histórica: uma tentativa de sistematização epistemológica e metodológica. In: A diversidade da psicologia: uma construção teórica. São Paulo: Cortez, 2002. p. 259-288.

SILVA, Rosa Virgínia Mattos e. Contradições no ensino de português: a língua que se fala X a língua que se ensina. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2001.

TRAVAGLIA, Luis Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 9. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2003.

Downloads

Publicado

2010-07-11

Como Citar

MIRANDA, Sérgio Gomes de. Linguagem e língua: uma reflexão acerca da dialética ensino-aprendizagem. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 24–38, 2010. DOI: 10.31977/grirfi.v1i1.462. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/462. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos