Breves observações sobre a ideia de esgotamento do quadro-pintura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i1.1398

Palavras-chave:

Borda; Cinema; Hélio Oiticica; Escola.

Resumo

Este artigo parte da análise do Impressionismo, do abstracionismo de Kazimir Malevich e dos penetráveis de Hélio Oiticica para pensar o processo de eliminação das bordas do quadro-pintura. A tese de Oiticica é a de que, no momento em que viveu e atuou, o quadro-pintura passa a prescindir das bordas, derramando-se para fora dele e se constituindo como modus vivendi, eliminando, assim, a noção de um fora e um dentro. Com isso, defende a substituição do espectador pela do participador. Perguntamo-nos se o cinema, com suas bordas móveis, também é tocado por essas mudanças. Para tanto, tomaremos O Cinema Novo e o Cinema Marginal. Por fim, pensamos se a instituição escolar, como herdeira dessas questões, tem se inserido nesse debate e qual tem ou seria seu papel. Nesse sentido, fica a pergunta sobre o que se deve esperar dessa instituição depois da diluição do quadro (das grandes narrativas, das certezas modernas) e das vanguardas históricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Marcolino Claudino de Sousa, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Educação e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP, Brasil.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. “O que é o contemporâneo?” In: O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó/SC: Argos, 2012.

ALEA, Tomás Gutiérrez. Dialética do Espectador. Trad. Itoby Alves Correa Júnior. São Paulo: Summus, 1984.

ASSIS, Machado de. “Nova Geração”. In: ASSIS, Machado de. Obra completa de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, vol. III, 1994a.

ASSIS, Machado de. “Instinto de Nacionalidade”. In: ASSIS, Machado de. Obra completa de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, vol. III, 1994b.

BAECQUE, Antoine de. Cinefilia: invenção de um olhar, história de uma cultura. Trad. André Telles. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

BRITO, Ronaldo. “O acontecimento artístico”. In: BRITO, Ronaldo. Experiência Crítica. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

DUNKER, Christian. Mal-estar Sofrimento e Sintoma: uma psicopatologia do Brasil entre muros. São Paulo: Boitempo, 2015.

EAGLETON, Terry. A Função da Crítica. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

ELIOT, Thomas Stearns. “A função da Crítica”. In: ELIOT, Thomas Stearns. Ensaios. Trad. Ivan Junqueira. São Paulo: Art Editora, 1989.

LACAN, Jacques. O Seminário XI: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (1964). Trad. M. D. Magno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

FAVARETTO, Celso Fernando. “Por entre rastros e restos”. In: Cadernos Benjaminianos, Número especial. Belho Horizonte, 2013, pp. 70-76.

FAVARETTO, Celso Fernando. A invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: EDUSP, 2000.

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. “Teses sobre Feuerbach”. In MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Trad. Álvaro Pina. São Paulo: Expressão Popular, 2016.

OITICICA, Hélio. Encontros: Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Azougue, 2009.

OLIVEIRA, Andrey Pereira. Laocoonte, de Lessing, passagem obrigatória: algumas reflexões sobre palavra e imagem. João Pessoa: Graphos, Vol. 12, N. 2, Dez/2010 – ISSN 1516-1536.

ROSENBERG, Harold. “A Revolução Virtual”. In: ROSENBERG, Harold. A tradição do novo. Trad. Cezar Tozzi. São Paulo: Perspectiva, 1974a.

ROSENBERG, Harold. “Os Action Painters Norte-Americanos”. In: ROSENBERG, Harold. A tradição do novo. Trad. Cezar Tozzi. São Paulo: Perspectiva, 1974b.

SOUSA, Daniel Marcolino Claudino de. O cinema na escola: aspectos para uma (des) educação. 2017. 326p. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2017.

XAVIER, Ismail. Cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2004, 2ª. edição.

Downloads

Publicado

2020-02-12

Como Citar

DE SOUSA, Daniel Marcolino Claudino. Breves observações sobre a ideia de esgotamento do quadro-pintura. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 1–16, 2020. DOI: 10.31977/grirfi.v20i1.1398. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1398. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos