ENTRE A FICÇÃO E A HISTÓRIA: IMAGENS DO BRASIL COLONIAL EM DESMUNDO

Autores

  • Dinameire Oliveira Carneiro Rios UFBA

Resumo

Este artigo analisa o romance Desmundo, da autora cearense Ana Miranda, a partir da sua perspectiva histórica, uma vez que esta narrativa reconstrói aspectos importantes da sociedade colonial brasileira no século XVI, bem como algumas das características estéticas de sua composição literária. Partindo de cartas enviadas pelo padre Manuel da Nóbrega do rei de Portugal, D. João, Miranda reconta ficcionalmente a vivência de sete órfãs mandadas pela Coroa para estabelecerem matrimônio com portugueses que aqui viviam. Para tanto, a autora utiliza da reconstrução de viés histórico, do heterodiscurso, do pastiche e dos seus próprios trabalhos como desenhista para produzir um romance que questiona e parodia os discursos oficiais sobre o passado do País.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AINSA, F. La nueva novela histórica latinoamericana. Revista Plural, México, núm. 240. p.82-85. 1991.

BAKTHIN, M. Teoria do romance I (A estilística). Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.

CAMINHA, P. V. de. Carta El Rei D. Manuel. Introdução, organização de texto, glossário, bibliografia e índices de Leonardo Arroyo. Edição online. São Paulo: Dominus Editora, 1963.

CARVALHO, E. de. Ana Miranda, escritora cearense autora de Boca do Inferno e outros seis romances que mesclam ficção e história, fala sobre o trabalho do escritor, da saudade das comidas do Ceará e dos seus novos projeto. In: Jornal O Povo – Acervo – Entrevistas, 10/03/1998. Disponível em: http://www.opovo.com.br/app/acervo/entrevistas/2012/07/17/noticiasentrevistas,288020 8/ana-miranda.shtml.

CORINTOS. In: Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. Brasília: Sociedade Bíblica do Brasil, 1992.

COSTA, C. Bordado da língua arcaica. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 15 jun. 1996. Idéias/Livros, p. 1.

DEL PRIORE, M. Esquecidos por Deus: monstros no mundo europeu e ibero-americano uma história dos monstros do Velho e do Novo Mundo (séculos XVI-XVIII). São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

GÁLATAS. In: Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. Brasília: Sociedade Bíblica do Brasil, 1992.

GOMES, C. E. Oribela: o uno que se desdobra. (Dissertação) Programa de Pós-graduação em Literatura e Teoria Literária-Universidade Federal da Santana Catarina, Florianópolis, 2000.

HUTCHEON, L. A poética do pós-modernismo. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

KRUS, L. O imaginário português e os medos do mar. In: NOVAES, Adauto. (Org.). A descoberta do homem e do mundo. São Paulo: Companhia das letras, 1998.

MENTON, S. La Nueva Novela Historica de La America Latina: 1979-1992, México: Fondo de Cultura Económica, 1993.

MIRANDA, A. Desmundo. São Paulo: Cia. das Letras, 2003.

Downloads

Publicado

2023-03-05