ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE UM ESTUDANTE DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

Palavras-chave:

Estratégias. Ensino-aprendizagem. Língua Estrangeira.

Resumo

Este trabalho objetivou investigar e descrever algumas estratégias de aprendizagem de um estudante de inglês como língua estrangeira. Para tanto, baseei-me nas taxonomias de (O’MALLEY, 1985) e (OXFORD, 1990). Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados nesta investigação seguem os parâmetros da pesquisa qualitativa interpretativista analítico-descritiva, dada a natureza do fenômeno a ser investigado, (MOITA LOPES, 1994). O estudo revelou o uso de várias estratégias de aprendizagem, assinalando as Estratégias Diretas e Indiretas utilizadas pelo participante deste trabalho, um aprendiz de vinte e um anos, estudante da língua inglesa há seis. Os resultados revelaram, ainda, algumas estratégias não mencionadas pelos autores que embasaram esta investigação, tais como estudar sozinho e a gravação de sua performance.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldenice de Andrade Couto, Universidade Federal do Amapá

É doutoranda em Língua e Cultura, na área de Linguística Aplicada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem mestrado em Ciências da Linguagem e Didáticas das Línguas pela Universidade das Antilles e das Guyanas- UAG (2006). É Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília -UNB (2015). É especialista em Ensino-Aprendizagem do Francês Língua Estrangeira pela UFPA (2005). Graduada em Licenciatura Plena em Letras Português Francês pela Universidade Federal do Amapá (1995).  Atua na área de pesquisa de Línguas Estrangeiras e Formação Inicial de professores de Línguas Estrangeiras. Atualmente, é docente assistente II e atua como professora de Francês Língua Estrangeira do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Linguística Aplicada, ensino de línguas e comunicação. Campinas: Artes/Língua, 2009.

CONCEIÇÃO, M. P. Estratégias de aprendizagem utilizadas por adultos da terceira idade na aprendizagem de Língua Estrangeira (inglês). 1999. 121 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade Federal de Uberlândia. 1999.

LOPES, Luiz Paulo da Moita. Oficina de linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

MOURA FILHO, Augusto César Luitgards. Pelo inglês afora: carreira profissional e autonomia na aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2005. 267f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Minas Gerais, 2005.

Downloads

Publicado

2021-08-23