Apresentação dos Organizadores
Resumo
Nos últimos anos uma nova geração de negros militantes começa a emergir municiados com novas abordagens, que questionam os cânones e a própria epistemologia branco-eurocêntrica acadêmica (Pinho, 2008; Figueiredo & Grosfoguel, 2009). Essas agências negras vêm empreendendo um largo esforço no descentramento da figura do branco ocidental, bem como tem reformulado as agendas de pesquisa consolidadas com novas teorias e metodologias oriundas de locais epistêmicos e políticos historicamente rechaçados pelo saber acadêmico.
A seleção dos textos deste dossiê partiu de edital direcionado a pesquisadoras e pesquisadores negros, que realizam pesquisas engajadas e colaborativas, com análises empíricas e discussões teórico-metodológicas desde usos plurais, destacando os alcances e possibilidades de um saber que percorre diferentes localidades e contextos (inter)nacional, urbanos ou rurais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.