O Afrofuturismo como proposta metodológica para o ensino e divulgação em Ciências
contribuições a partir da análise sistemática de duas obras de ficção fantástica
Palavras-chave:
Contracolonização, Ciência Preta, Black PantherResumo
O presente texto, fruto de um estudo sobre Afrofuturismo, filosofia e história das ciências, tem por objetivo apresentar o Afrofuturismo como dispositivo metodológico para uma abordagem contracolonial do ensino, compreensão e divulgação da ciência, no contexto escolar. Amparado por uma perspectiva afrocêntrica que entende a contracolonialidade como uma manifestação da intelectualidade preta, buscou-se, através do estudo de duas obras cinematográficas: See you yesterday (2019) e Black Panther (2018), apresentar elementos do Afrofuturismo, tais como protagonismo negro da história da ciência, mulheres negras na ciência, ancestralidade, ciência a serviço do racismo e ciência como forma de política racial. Nesse interstício, criticamos o papel histórico da ciência moderna europeia que se validou a partir dos discursos racistas e buscamos fortalecer a perspectiva do Afrofuturismo, numa busca pela contracolonização da ciência.
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