Agnaldo “Siri” Azevedo entre documentários, histórias e linguagens

a apropriação entre linguagens artísticas no documentário O Boca do Inferno (1974)

Autores

  • Edevard Pinto França Junior Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Documentário, Agnaldo, Gregório do Matos

Resumo

O objetivo deste texto é analisar as formas como Agnaldo “Siri” Azevedo constrói a narrativa fílmica (articulação entre forma e conteúdo), elaborando um quadro analítico de sua produção, apropriação, circulação, destacando os temas recorrentes e as linguagens artísticas apropriadas. Para tal, vamos analisar sua trajetória social e artística para o conjunto de sua obra (curtas-metragens), em suas regularidades (permanências) e transformações (mudanças) destacando o período entre o final da década de 1960 e 1974, momento de lançamento do curta. Este texto está divido em duas partes. Na primeira vamos apresentar “Siri” e o contexto cultural da cidade do Salvador. Na segunda, analisaremos a forma como as linguagens artísticas são apropriadas pelo documentário O Boca do Inferno. Trata-se das analises iniciais desenvolvidas a partir de nossa pesquisa de mestrado.

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Publicado

2019-03-11