Discursos Repressores Recifenses: A questão de Gênero e da Raça através dos discursos sobre o suicídio durante a década de 1920, na cidade do Recife.

Autores

  • Pedro Frederico Falk

Palavras-chave:

Gênero, Raça, Discursos, Recife, Anos 1920.

Resumo

O presente artigo busca retratar a presença da violência contra as diferenças raciais e de gênero nos discursos médicos, jurídicos, religiosos e na imprensa quando se tratando sobre a questão do suicídio, isso durante a década de 1920 em Pernambuco, mais especificadamente, na cidade do Recife. Para isto, além da leitura bibliográfica, foram utilizadas fontes primárias obtidas em processos criminais da comarca do Recife, teses de medicina da Faculdade de Medicina da Bahia, periódicos religiosos e do Diário de Pernambuco. Através dessas fontes, podemos observar a questão da inferioridade dada às raças não branca e na busca por se manter a mulher submissa e inferior ao homem, tendo em vista, que emergia uma nova mulher, provindas das mudanças com a modernidade. Essas questões foram observadas através da ótica sobre o suicídio presente nesses discursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MUCHEMBLED, Robert. História da Violência: Do fim da Idade Média aos nossos dias. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
REZENDE, Antônio Paulo. (Des)Encantos Modernos: histórias da cidade do Recife na década de XX. Recife: FUNDARPE, 1997.
TEIXEIRA, Flávio Weinstein. As Cidades enquanto palco da Modernidade: O Recife de Princípios do Século. Dissertação de Mestrado em História. Recife: UFPE, 1994.
PAULINO, Naray J. A. Considerações Jurídicas sobre o Suicídio. In: CORRÊA, H.; BARRERO, S. P. Suicídio: Uma Morte Evitável. São Paulo: Atheneu, 2006.
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Nos destinos de fronteira: história, espaços e identidade regional. Recife: Bagaço, 2008.
RAGO, Margareth. “Trabalho Feminino e Sexualidade”. In: PRIORE, Mary Del. (org.); BASSANEZI, Carla (coord. de textos) História das Mulheres no Brasil. 7 ed. São Paulo: Contexto, 2004.
LUZ, Madel Terezinha. Medicina e Ordem Política Brasileira: políticas e instituições de saúde (1850-1930). Rio de Janeiro: Graal, 1982.
COSTA, Jurandir Freire. História da Psiquiatria no Brasil: um corte ideológico. 5 ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.
BRETAS, Marcos Luiz. Ordem na Cidade: o exercício cotidiano da autoridade policial no Rio de Janeiro: 1907-1930. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
COSTA, Quintino Castellar da. Do Suicídio e sua Prophylaxia. Tese em Medicina. Salvador: Faculdade de Medicina da Bahia, 28 de Outubro de 1927.
SERAINE, Florival Alves. Suicídio e Mimetismo. Tese em Medicina. Salvador: Faculdade de Medicina da Bahia, 30 de Outubro de 1930.
SOUZA, José de Araujo. Do suicídio por envenenamento, principalmente na Bahia. Tese em Medicina. Salvador: Faculdade de Medicina da Bahia, 30 de Outubro de 1929.
SIQUEIRA, Alcides Lopes de. O Amor como Dirimente Penal. Tese em Medicina. Salvador: Faculdade de Medicina da Bahia, 20 de Novembro de 1927. LAPEH.
MARIS, Ronald; BERMAN, Alan; SILVERMAN, Morton. Comprehensive Textbook of Suicidology. New York: The Guilford Press, 2000.
SANTANA, Leonardo. Os Sentidos do Suicídio por Fogo: Um Estudo com Mulheres através do Método de Rorschardch. Dissertação de Mestrado em Psicologia. Brasília:UCB , 2010.
FAUSTO, Boris. Crime e Cotidiano: A Criminalidade em São Paulo (1880-1924). São Paulo: Edusp, 2001.
DURKHEIM, Émile. O Suicídio. São Paulo: Martin Claret, 2005.
MALUF, Marina; MOTT, Maria Lúcia. “Recônditos do Mundo Feminino”. In: NOVAIS, Fernando (dir.); SEVCENKO, Nicolau (org.). História da Vida Privada no Brasil: República: da Belle Époque à Era do Rádio. Vol. 3. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
BONGAR, Bruce; et. ali. “Marriage, Family, Family Therapy and Suicide”. In: MARIS, Ronald; BERMAN, Alan; SILVERMAN, Morton. Comprehensive Textbook of Suicidology. New York: The Guilford Press, 2000.
SOIHET, Rachel. “Mulheres Pobres e Violência no Brasil Urbano”. In: PRIORE, Mary Del. (org.); BASSANEZI, Carla (coord. de textos) História das Mulheres no Brasil. 7 ed. São Paulo: Contexto, 2004.

Fontes Primárias:
Periódicos: O Dia; Tribuna Evangélica; Diário de Pernambuco.
Processos Judiciais da Comarca do Recife.
Teses de Medicina da Faculdade de Medicina da Bahia

Downloads

Publicado

2016-12-31