Estudo em casa: uma revolução metodológica ou ruptura do ideal do ensino na universidade moçambicana?

Autores

  • Arlindo Nkadibuala Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

Ensino virtual. Teorias e práticas. Estudantes de Graduação. COVID-19.

Resumo

O artigo cujo tema é estudo em casa: uma revolução metodológica ou ruptura do ideal na universidade moçambicana surge na sequência de eclosão da pandemia COVID-19 e, consequente paralização parcial das instituições, sobretudo, de ensino. A questão é : qual é a preparação dos estudantes para a continuação do processo de ensino e aprendizagem diante da pandemia do COVID-19? O objectivo é analisar as condições materiais e cognitivas para o decurso normal das aulas do nível de graduação através de meios virtuais. O artigo resultou da conjugação de revisão bibliográfica e documental e dos depoimentos a colhidos através entrevista semi - estruturada com estudantes e docentes e gestores da Universidade Rovuma na cidade de Nampula. A escolha deste local deveu-se ao facto de ser uma cidade com mais sedes de universidades públicas depois da cidade de Maputo e que o número de estudantes regista uma subida, sem precedentes. A escolha do nível de graduação teve a ver com o facto dos estudantes deste nível serem jovens que vivem dependendo dos seus progenitores que, para além do agregado ser familiar alargado, o seu rendimento mensal não é muito superior ao vencimento mínimo, por conta da formação académica e/ou profissional. As dificuldades do Ensino a Distância ou EaD prendeu-se a insuficiência orçamental, tanto para a instituições de ensino superior (IES) em estudo, assim como para os estudantes, para a aquisição de meios e despesas em crédito para o acesso a internet. Assim, o Estudo Em Casa é para as IES públicas, uma ruptura metodológica pois ainda não estão, suficientemente, preparados para este enorme desafio.

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Publicado

2021-08-18

Edição

Seção

Dossiê Temático: Arquivo Brasil Moçambique