A questão das relações étncios-raciais no contexto da Educação: percepções e perspectivas de um professor da EJA

Autores

  • Adilson Bela Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

Educação. Racismo. EJA.

Resumo

Este estudo pauta a vivência e trajetória de um professor negro da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que realiza um relato dos seus passos iniciais no caminho da pesquisa. Sua busca pela abordagem da educação das relações étnico-raciais esta ‘vinculada ao aprimoramento de sua prática, onde percebeu diversas lacunas envolvendo o tema em questão.  Com isso, ao tempo este artigo pretende fazer um diálogo com autores até então estudados por esse pesquisador que se preocuparam em abordar a questão racial e a educação de forma elucidativa. Espero que este trabalho possa possibilitar uma reflexão da prática pedagógica ao questionar os saberes incorporados nos currículos escolares, os quais abandonam e excluem grande parte da população, além de /não levarem em conta o contexto social do educando, e que, a partir de suas discussões contribua de forma efetiva para a construção de uma educação antirracista. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-18

Edição

Seção

Dossiê Temático: Experiências de pesquisa e produção de materiais didático