Educação, aspectos históricos e uma "identidade": análise sobre a comunidade Quilombola de São Braz-BA

Autores

  • Jaqueline Barbosa da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

Educação. Identidade. Comunidade Quilombola.

Resumo

A proposta desse artigo foi investigar a relação de identidade cultural quilombola dos alunos do na educação básica no segmento ensino fundamental II, pertencentes à comunidade de São Braz, em Santo Amaro, no estado da Bahia.  Os objetivos específicos, buscamos analisar a escola como local de práticas étnico-raciais inclusivas de acordo com a Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Percebendo, contudo, como a escola contribui para o fortalecimento da identidade quilombola. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, um estudo de caso; tendo como principal instrumento de coletas de dados, os questionários. Como resultado foi possível reconhecer que os jovens não apreciam a sua localidade como resistência de uma luta histórica, coletiva e única dos povos afrodescendentes e a escola não contribui para a valorização e fortalecimento da sua identidade quilombola.

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Publicado

2021-08-18

Edição

Seção

Dossiê Temático: Experiências de pesquisa e produção de materiais didático