As populações indígenas e a Ditadura Civil-Militar Brasileira nas aulas de História

Autores

  • Fredson Pedro Martins Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Ditadura Militar no Brasil, Historiografia. Metodologia. Teoria da História. Escravidão no Brasil., Ensino de História, Lei 11.645/2008, Povos Indígenas, História Indígena.

Resumo

O presente trabalho objetiva pensar um grupo de agentes históricos comumente marginalizados nas aulas de Ensino Médio sobre a Ditadura Civil-Militar no Brasil: os povos indígenas. Tendo como suporte pedagógico um conjunto documental relacionado à criação do Relatório Figueiredo e do desenvolvimento da Guarda Rural Indígena (GRIN), ambos feitos durante a Ditadura, procuramos trabalhar com os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio as formas como o projeto de “integração nacional”, proposto pelo Regime Militar, tratou de distintos modos às populações nativas.

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Biografia do Autor

Fredson Pedro Martins, Universidade Federal de São Paulo

Professor de História das redes de ensino pública e privada do Estado de São Paulo
Mestrando em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

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Publicado

2016-05-31