Antiguidade Tardia e Ensino de História: Repensando o tempo a partir de um conceito

Autores

  • Neles Maia da Silva Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Antiguidade Tardia, Ensino de História, Tempo

Resumo

O artigo pretende discutir e refletir sobre a categoria tempo, como sendo umas das primordiais para o Ensino de História, a partir do conceito de Antiguidade Tardia. Tal perspectiva se apresenta como uma maneira diferenciada de tratar os processos cíclicos do tempo na História Política Tradicional, buscando repensar os processos de rupturas, permanências e as transformações que estão para além das datas e “grandes fatos”. Assim, a Antiguidade Tardia possibilita o entendimento do tempo como algo que transcende o mero declinar e surgir das eras, pois aponta diferentes níveis de transformações e renovações.

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Biografia do Autor

Neles Maia da Silva, Universidade Federal do Pará

Graduando do Curso de História.

Atuo nas áreas: Antiguidade Tardia, Cristianismos, Paganismos, Igreja, Heresias e Ensino de História.

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Publicado

2016-05-31