Valores da Renascença em Leonardo da Vinci
Palavras-chave:
Renascimento, Cultura, Arte.Resumo
O estudo dos valores da Renascença a partir das obras de Leonardo da Vinci busca responder a seguinte problemática: como os valores culturais do Renascimento, caracterizado pelo humanismo, individualismo e racionalismo, estão representados nos trabalhos do pintor florentino? Como compreender a Renascença tendo em vista as obras do respectivo artista? O objetivo é analisar a cultura renascentista nas produções de Da Vinci. Assim, o método para o desenvolvimento da pesquisa está calcado no documental e iconográfico, tendo como fonte primária as obras pictóricas Criança no útero (1510-1512), A Última Ceia (1494-1498) e Mona Lisa (1503-1508). O estudo permitiu identificar que os valores culturais da Renascença estão presentes nas obras de Leonardo da Vinci e que a cultura do Renascimento foi caracterizada nos meios intelectuais e artísticos por uma valorização da natureza e desejo pelo conhecimento empírico, enquanto um meio de emulação a Deus.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ACKER, Teresa Van. Renascimento e Humanismo: homem e o mundo europeu do século XIV ao século XVI. 2. ed. São Paulo: Editora Atual, 1992.
BARONE, Juliana. Leonardo da Vinci sobre a pintura e a observação da natureza. In: BERBARA, Maria. Renascimento Italiano: ensaios e traduções. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2010, p. 91-118.
BERBARA, Maria. Introdução. In: _____ (org.). Renascimento Italiano: ensaios e traduções. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2010a, p. 11-40.
BURCKHARDT, Jacob. Cultura do Renascimento na Itália: um ensaio. São Paulo: Companhia de Bolso, 2009.
BURKE, Peter. Abertura: A Nova História, seu passado e seu futuro. In: _____ (org.). A Escrita da História: Novas Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1992a, pp. 07-38.
_____. A Escola dos Annales (1929-1989): A Revolução da Historiografia Francesa. São Paulo: Editora UNESP, 1992b.
_____. O Renascimento. Lisboa: Editora Texto & Grafia, 1997.
CARVALHO, E. M. M. (org.). O pensamento vivo de Da Vinci. 16. ed. São Paulo: Martin Claret, 1986.
CONTI, Flavio. Como reconhecer a arte do Renascimento. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
DOESER, Linda. Vida e Obra de Leonardo Da Vinci. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.
GARIN, Eugenio. Ciência e Vida Civil no Renascimento Italiano. São Paulo: Editora UNESP, 1996.
GOMBRICH, Ernst Hans. Realização da Harmonia: Toscana e Roma, início do século XVI. In: _____. A História da Arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1999, pp. 287-324.
_____. O método de Leonardo para esboçar composições. In: _____. Norma e Forma: estudos sobre a arte da Renascença. São Paulo: Martins Fontes, 1990, pp. 75-82.
LE GOFF, Jacques. A história nova. In: _____ (org.). A História Nova. São Paulo: Martins Fontes, 1998, pp. 25-64.
SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. 27. ed. São Paulo: Atual, 1994
BARONE, Juliana. Leonardo da Vinci sobre a pintura e a observação da natureza. In: BERBARA, Maria. Renascimento Italiano: ensaios e traduções. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2010, p. 91-118.
BERBARA, Maria. Introdução. In: _____ (org.). Renascimento Italiano: ensaios e traduções. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2010a, p. 11-40.
BURCKHARDT, Jacob. Cultura do Renascimento na Itália: um ensaio. São Paulo: Companhia de Bolso, 2009.
BURKE, Peter. Abertura: A Nova História, seu passado e seu futuro. In: _____ (org.). A Escrita da História: Novas Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1992a, pp. 07-38.
_____. A Escola dos Annales (1929-1989): A Revolução da Historiografia Francesa. São Paulo: Editora UNESP, 1992b.
_____. O Renascimento. Lisboa: Editora Texto & Grafia, 1997.
CARVALHO, E. M. M. (org.). O pensamento vivo de Da Vinci. 16. ed. São Paulo: Martin Claret, 1986.
CONTI, Flavio. Como reconhecer a arte do Renascimento. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
DOESER, Linda. Vida e Obra de Leonardo Da Vinci. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.
GARIN, Eugenio. Ciência e Vida Civil no Renascimento Italiano. São Paulo: Editora UNESP, 1996.
GOMBRICH, Ernst Hans. Realização da Harmonia: Toscana e Roma, início do século XVI. In: _____. A História da Arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1999, pp. 287-324.
_____. O método de Leonardo para esboçar composições. In: _____. Norma e Forma: estudos sobre a arte da Renascença. São Paulo: Martins Fontes, 1990, pp. 75-82.
LE GOFF, Jacques. A história nova. In: _____ (org.). A História Nova. São Paulo: Martins Fontes, 1998, pp. 25-64.
SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. 27. ed. São Paulo: Atual, 1994
Downloads
Publicado
2016-12-31
Edição
Seção
Artigo Livre