A abordagem política e econômica nos livros didáticos de História adotados por escolas públicas do Recôncavo da Bahia para o quinto ano do ensino fundamental

Autores

  • Everton Marques Carvalho UFRB/Estudante

Palavras-chave:

História – Ensino de História – Livro didático – História Política – História Econômica, Mobilidade social. Mulher negra. Sertão da Bahia. Mestiçagens. Cor da pele.

Resumo

O livro didático é instrumento que mais difunde o conhecimento científico em todas as ciências, abrange quase a totalidade das pessoas que estão na escola e traz uma linguagem de fácil entendimento. No livro de História não é diferente, ele é que leva à maioria das pessoas o conhecimento histórico necessário para a construção da identidade histórica, social e política. O que aqui se pretende é saber como as abordagens política e econômica são tratadas no livro didático de História, que temas elas apresentam e que instrumentos usam. Para tanto foram utilizados livros didáticos do PNLD 2013-2015 adotados por escolas da rede pública municipal de ensino em Cachoeira e São Félix-BA para o quinto ano do Ensino Fundamental para uma análise de como estas abordagenshistoriográficas chegam às pessoas através do livro didático.

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Biografia do Autor

Everton Marques Carvalho, UFRB/Estudante

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Adventista da Bahia, Graduando em História pela UFRB, Professor de História na rede municipal de Conceição da Feira-BA

Referências

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Publicado

2015-03-11

Edição

Seção

História na Sala de Aula