Na intersecção do silenciamento: cultura afro-brasileira, lei 10639/03 e o Exame Nacional do Ensino Médio

Authors

  • ALesson Ramon Rota Universidade Federal do Rio Grande e Universidade de Coimbra
  • Elvis Patrik Katz Universidade Federal do Rio Grande

Keywords:

Lei 10.639, Cultura Afro-Brasileira, Exame Nacional do Ensino Médio

Abstract

O presente trabalho visa teorizar sobre a representação da Cultura Afro-Brasileira no Exame Nacional do Ensino Médio, traçando um paralelo entre ENEM e NOVO ENEM. Este confronto se torna pertinente tendo em vista a ruptura que a Lei 10.639 de 2003 promoveu – ou deveria ter promovido – em todo o sistema educacional brasileiro. Outro contraponto relevante trata da frequência de temas relacionados à História do Ocidente, o que pode evidenciar que, em alguma medida, esses conteúdos são privilegiados.

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Author Biography

Elvis Patrik Katz, Universidade Federal do Rio Grande

Com pesquisas vinculados ao grupo de estudo O Ensino de História - Sentido e Narrativas coordenado pela professora Drª Júlia Silveira Matos, possui trabalhos realizados nas áreas de História do Ensino de História e Historiografia, relacionando o saber escolar e o saber acadêmico. Iniciou recentemente uma pesquisa na área da História das Ideias, através de um intercâmbio na Universidade de Coimbra, para estudar a constituição das Universidades brasileiras segundo a visão dos intelectuais que as pensaram.

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Published

2015-03-11