LIBRANDO NA UFRB/CETENS: A CONSTRUÇÃO DE RECURSOS ACESSÍVEIS E O ENSINO DA LIBRAS

Autores

  • Amanda Cristina Dias
  • Luciano Oliveira dos Santos
  • Sátila Souza Ribeiro
  • Jean Carlos Cardoso Silva Júnior
  • Albery Pires França Vasconcelos

Palavras-chave:

Librando, Recursos Acessíveis, Libras

Resumo

O objetivo deste trabalho é capacitar membros da comunidade interna e externa da UFRB/CETENS, oferecendo fundamentos teóricos e práticos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio do curso de extensão Libras: Librando. O curso promoveu a disseminação da Libras, considerando os dois estudantes surdos na graduação e três na pós-graduação. Além de desenvolver e doar materiais acessíveis, como relógios e alfabetos em Libras e Braille, o projeto também realizou uma revisão de literatura em bases nacionais (Scielo, Portal da Capes e Domínio Público) para analisar recursos acessíveis para o ensino de Libras. Os resultados indicam a falta de materiais didáticos voltados a estudantes surdos na Educação Superior.

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Referências

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Dias, A. C., Santos, L. O. dos, Ribeiro, S. S., Silva Júnior, J. C. C., & Vasconcelos, A. P. F. (2024). LIBRANDO NA UFRB/CETENS: A CONSTRUÇÃO DE RECURSOS ACESSÍVEIS E O ENSINO DA LIBRAS. Revista Acadêmica GUETO, 10(20). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5267

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