Pensar a biopolítica a partir da teologia: contribuições de Agamben
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v18i2.967Palavras-chave:
Agamben; Biopolítica; Teologia.Resumo
A publicação de 2007, Homo Sacer II, 2, Il Regno e la Gloria, constitui marco na obra agambenana. Por um lado, o projeto Homo Sacer, que tinha por objetivo a genealogia do poder político, ascende a nova e decisiva dimensão: desvela o paradigma da teologia econômica, que permite explicar com maior precisão a articulação entre o reino e o governo, e os alcances do diagnóstico biopolítico. Por outro, Agamben crê haver encontrado nesse livro o arcano do poder: a glória. A concepção da política como administração, ὀιχονομία, governo no qual a onipresença da economia expande-se por todos os aspectos da vida social é índice do movimento que alcança na glória sua máxima expressão.
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. (2007) Profanações. Trad. Selvino J. Assmann. São Paulo: Ed. Boitempo.
AGAMBEN, G. (2010) La Chiesa e il Regno. Roma: Ed. Nottetempo.
AGAMBEN, G. (2011) Homo Sacer II, 2, O Reino e a Glória, Uma Genealogia Teológica da economia e do Governo. Trad. Selvino J. Assmann. São Paulo: Ed. Boitempo.
AGAMBEN, G. (2014) Nudez. Trad. Davi Pessoa. São Paulo: Ed. Autêntica.
AGAMBEN, G. (2016) O tempo que resta, Um comentário à Carta aos Romanos. Trad. Davi Pessoa e Cláudio Oliveira. São Paulo: Ed. Autêntica.
DICKINSON, C. (2013) Agamben e a estreita relação entre filosofia e teologia. In: Revista do Instituto Humanitas Unisinos, Nº 427 - Ano XIII, São Leopoldo-RS. Disponível em http://www.ihuonline.unisinos.br/media/pdf/IHUOnlineEdicao427.pdf acesso 27.07.2016
DURANTAYE, L. (2009) Agamben, a critical introduction. Stanford: Ed. Stanford University Press.
GAGNEBIN, J.M. (1999) Teologia e Messianismo no pensamento de W. Benjamin. Revista de Estudos Avançados. Vol.13, Nº 37, São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...