O conceito de história em Karl Marx
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v15i1.739Palavras-chave:
Karl Marx; Francis Fukuyama; Teoria da história.Resumo
O presente trabalho pretende discutir o conceito de história em Karl Marx a partir do confronto com a teoria do “fim da história” de Francis Fukuyama. No contexto histórico de queda do comunismo na União Soviética e no Leste Europeu, o autor americano introduz sua concepção sobre a vitória da democracia liberal como o momento culminante da história da humanidade. Pretendendo, assim, colocar-se como herdeiro de uma visão hegeliana da história. Ora, em que medida podemos considerar um sistema como o defendido por Fukuyama como sendo o objetivo de toda a história da humanidade? Mais ainda, em que medida podemos considerar que há um objetivo na história da humanidade? Procuro mostrar como a concepção marxista da história responde a estas duas questões.
Downloads
Referências
FONTES, Virgínia. Reflexões im-pertinentes: História e capitalismo contemporâneo. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2005.
FUKUYAMA, Francis. O fim da história e o último homem. Trad. Aulyde S. Rodrigues. São Paulo: Rocco, 1992.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Tradução: Álvaro Pina. São Paulo: Boitempo, 1998.
MARX, Karl. A ideologia alemã. Tradução: Luciano Cavini Martorano; Nélio Schneider; Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. Trad. Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.
OLIVEIRA, Cláudio. “Economia marxista e economia freudiana ou política e pulsão”. Crítica Marxista, São Paulo, v. 27, p. 47-63. 2008.
OLIVEIRA, Cláudio. “Freud, Marx e a Weltanschauungen”. In: 10X Freud. Org. Ângela C. Bernardes. Rio de Janeiro: Azougue editorial, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...