Revolução digital, desinformação e democracia: a contribuição de Karl Jaspers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v24i2.4791

Palavras-chave:

Jaspers; Desinformação; Democracia; Revolução Digital.

Resumo

A revolução digital cresce a uma velocidade vertiginosa. A base dessa revolução é o paradigma técnico-económico, porém com novos instrumentos. Instrumentos que alcançam um nível planetário e influenciam a relação da nossa personalidade com o mundo. A desinformação é o rastilho de pólvora para a emergência, crescimento e disseminação de conceções racistas e xeno fóbicas. Essa mudança põe em causa valores democráticos. A desinformação alimenta as massas. Veremos como as massas se formam, suas características e seu potencial nefasto de ação. Necessitamos entender os mecanismos de como isso ocorre, os novos instrumentos utilizados, a conexão entre as fontes de informação, os caminhos que vão da persuasão das ideias a imposição dos atos. Enfim, iremos defender um posicionamento frente a absolutização da desinformação dentro do arcabouço democrático. Lançaremos mão do conceito de “Aparatus” utilizado por Karl Jaspers, em meados do seculo passado, como uma forma paralela com pontos de contato para nossa situação atual.  Demonstraremos a força, influência da desinformação sobre as massas que se aglutinam e agem a partir do simples toque do celular nos dias que vivemos. Expressaremos, no final, que tal movimento põe em risco o nosso viver democrático e como devemos fazer frente a essa ameaça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nivaldo de Marins, Universidade do Porto (U. PORTO)

Doutor(a) em Filosofia pela Filosofia Universidade do Porto (U. PORTO), Porto, Portugal.

Referências

DIAS, Carlos Pedro; REIS, Bruno; LOPES, Paula. Post-truth and Democracy:a Refletionon on Desinformation Mechanisms. Revista de Investigaciones Políticas y Sociológicas. Santiago de Compostela: V.21(1), p.1-10, janeiro 2022.

HARTL, Eva; HESS, Thomas. The Role of Cultural Values for Digital Transformation: insights from a Delphi Study. Boston: Twenty-third Americas Conference on Information Systems, p. 1-10, 2017.

JASPERS, Karl. Man in the Modern Age. New York: Doubleday Anchos Books, 1951

JASPERS,Karl. Reason and Existenz. Groningen:The Monday Press, 1957.

JASPERS, Karl. Philosophy and The World. Washington: Regnery Gateway, 1989.

JASPERS, Karl. Philosophy of Existence. Philadelphia: University of Pennsylvania Press,1995.

JASPERS, Karl. Origen y Meta de la Historia. Barcelona: Alcantilado, 2017.

JASPERS, KARL. Karl Jaspers Basic Philosophical Writings. New Jerssey: Humanities Press,1986.

KNELL, Mark. The digital revolution and digitalized network society. Review of Evolutionary Political Economy. Brener: V.2, p.9-25, 2021.

PHILLIPS, Tom. Humanos. Lisboa: Grupo Editorial Unipessoal, 2019.

STEINER, A Ideia de Europa. Lisboa: Gradiva, 2004.

TOCQUEVILLE, de Alexis. Da Democracia na América. Lisboa: Principia, 2002.

Downloads

Publicado

2024-06-30

Como Citar

DE MARINS, Nivaldo. Revolução digital, desinformação e democracia: a contribuição de Karl Jaspers. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 210–220, 2024. DOI: 10.31977/grirfi.v24i2.4791. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/4791. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos