Homo oeconomicus x homo politicus: considerações sobre o neoliberalismo e a mudança no imaginário democrático
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v21i3.2429Palavras-chave:
Wendy Brown; Neoliberalismo; Democracia; Soberania.Resumo
O presente artigo pretende analisar quais são as implicações de uma hipótese que prolonga a análise foucaultiana do neoliberalismo a partir de seus efeitos na democracia moderna. Com esse propósito, o trabalho recente de Wendy Brown examina como a racionalidade neoliberal afeta a democracia, transforma o seu imaginário e mesmo o seu sujeito principal, isto é o demos. Brown aponta para dois problemas da "revolução furtiva do neoliberalismo", a saber, que a racionalidade neoliberal transforma e desfaz a democracia ao afetar diretamente o seu princípio fundamental que é a soberania popular. Tal transformação se faz a partir da mudança produzida no imaginário democrático e, principalmente, da transformação do sujeito econômico, de sujeito de interesse em capital humano, assim como do sujeito político, relegado a segundo plano. A partir desse primeiro problema, examinamos como se dão e quais são as consequências da mudança do imaginário democrático e de seu sujeito político central. O segundo problema apontado por Brown trata da interferência da razão neoliberal na autonomia soberana. A segunda parte deste artigo procura, portanto, analisar as relações entre soberania do Estado-nação e a noção de soberania popular a partir do problema da expansão do capital e da vulnerabilidade das fronteiras e do território onde se exerce a cidadania.
Downloads
Referências
BALIBAR, Étienne. La política y sus sujetos en el interregno. In: BROWN, Wendy. Estados amurallados, soberanía en declive. Barcelona: Herder, 2015.
BROWN, Wendy. Edgework: Critical Essays on Knowledge and Politics. Princeton: Princeton University Press, 2005.
BROWN, Wendy. Nous sommes tous démocrates à présent. In: AGAMBEN, Giorgio (et al). Démocratie dans quel état? Montréal: Les éditions écosociété, 2009.
BROWN, Wendy. Murs: les murs de séparation et le déclin de la souveraineté étatique. Paris: Les prairies ordinaires, 2009a.
BROWN, Wendy. Walled States, Waning Sovereignty. New York: Zone books, 2010.
BROWN, Wendy. Undoing the Demos: Neoliberalism's Stealth Revolution. New York: Zone books, 2015. (Near future series).
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. Dominer : enquête sur la souveraineté de l'État en Occident. Paris: Éditions La découverte, 2020.
FOUCAULT, Michel. Qu'est-ce que les Lumières ? Dits et écrits II. Paris: Gallimard, 2001.
FOUCAULT, Michel. Sécurité, territoire, population. Seuil/Gallimard, 2004.
FOUCAULT, Michel. O nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, Michel. Qu'est-ce que la critique ? suivi de La culture de soi. Paris: Vrin, 2013.
LAVAL, Christian. Foucault, Bourdieu et la question néolibérale. Paris: La Découverte, 2018.
MAXIMIN, Elena. Le savant et le mouvement, quatre perspectives sur les gilets jaunes. Paris: Le Grand continent, 2019. Disponível em: https://legrandcontinent.eu/fr/2019/02/14/le-savant-et-le-mouvement/.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lorena de Paula Balbino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...