O pluralismo cultural dos imaginários sociais modernos segundo Charles Taylor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v19i2.1281

Palavras-chave:

Pluralismo; Cultura. Imaginários; Modernidade; Democracia.

Resumo

Charles Taylor, ao refletir sobre o pano de fundo histórico-cultural da modernidade ocidental, estabelece a tarefa hermenêutica de fazer uma releitura das múltiplas facetas dos imaginários sociais modernos. Esses imaginários acabam sendo diversificados em uma pluralidade triádica e constitutiva de múltiplas formas culturais. Assim, conforme assevera o filósofo canadense, temos a esfera da moderna faceta social que está sob a égide da economia. De modo que essa é entrelaçada com a face estrutural da modernidade como esfera pública. Por fim, e, sem menos importância, encontramos o autogoverno do povo em seu aspecto nuclear de soberania democrática. Então, neste texto, nutrimos a intencionalidade de acompanharmos o pensamento de Taylor, em sua reconstrução delineadora deste tipo de pluralismo, que examina sobre as fontes, ideias e práticas democráticas articuladas a partir destas facetas constitutivas e articuladoras dos imaginários sociais modernos. 

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Biografia do Autor

Joel Francisco Decothé Junior, Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutorando na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo – RS, Brasil. Bolsista CAPES-PROSUC.

Kelvin Felipe Weschenfelder, Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Grupo de pesquisa Filosofia Política, Normatividade e Dialética - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo- RS, Brasil. Bolsista PROBIC/FAPERGS

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Publicado

2019-06-13

Como Citar

JUNIOR, Joel Francisco Decothé; WESCHENFELDER, Kelvin Felipe. O pluralismo cultural dos imaginários sociais modernos segundo Charles Taylor. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 250–264, 2019. DOI: 10.31977/grirfi.v19i2.1281. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1281. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos