Princípio de prazer e efeito subjetivo da lei moral em Kant e Freud
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v19i2.1166Palavras-chave:
Kant; Freud; Lei moral; Princípio do prazer; Sentimento moral.Resumo
Após consolidar o fundamento objetivo da lei moral na razão pura prática, Immanuel Kant investiga o fundamento subjetivo e introduz o sentimento. De produto da razão, a lei moral será examinada como efeito sobre o ânimo, numa dialética de desprazer e prazer, da qual surge o sentimento moral. O presente artigo visa problematizar este aspecto da ética do filósofo à luz da Crítica da faculdade do juízo e dos conceitos princípio do prazer e princípio da realidade de Sigmund Freud. Ao colocar em questão a relação entre sentimento de prazer e moral nos dois pensadores, indaga se no filósofo não estaria em questão a descoberta da realidade interna da heteronomia.
Downloads
Referências
EAGLETON, Terry. “O imaginário kantiano”, In: A ideologia da estética. Tradução Mauro Sá Rego Costa. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
FREUD, Sigmund. Além do princípio do prazer. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010a.
FREUD, Sigmund. “Formulações sobre os dois princípio do funcionamento psíquico”. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010c.
FREUD, Sigmund. O eu e o Id. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
FREUD, Sigmund. Inibição, sintoma e angústia. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução Paulo Quintel. Lisboa: 70,
KANT, I. Antropologia de um ponto de vista pragmático. Tradução Clélia Aparecida Martins. São Paulo: Iluminuras, 2006.
KANT, I. Crítica da faculdade do juízo. 2. ed. Tradução Valério Rohden e Antônio Marques, Rio de Janeiro: Forense, 2008.
KANT, I. Crítica da razão prática. Tradução Valério Rohden. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
GOLDENBERG, Ricardo. Ensaio sobre a moral de Freud. Salvador: Agalma, 1994.
ROGOZINSKI, Jacob. O dom da lei: Kant e o enigma da ética. Tradução Sílvio Rosa Filho. São Paulo: Discurso, Paulus, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...