O ensino de filosofia nas perspectivas inter e transdisciplinar: a problemática do conhecimento

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DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v16i2.758

Mots-clés :

Reforma do Ensino Médio. Ensino de filosofia. Interdisciplinaridade. Transdisciplinaridade.

Résumé

Este artigo tem por objetivo divulgar parte dos resultados de uma investigação sobre a organização de um ensino de filosofia proposto nas perspectivas inter e transdisciplinar. Tratou-se de averiguar como esse ensino estava sendo organizado numa determinada unidade educacional. Sendo assim, para investigar esse problema, realizou-se uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa. O percurso metodológico foi composto por investigação teórica e incursão a campo. A primeira etapa constituiu-se de pesquisa bibliográfica e análise documental. A segunda consistiu em observar a organização do ensino em sala de aula. Como técnica de análise de dados utilizou-se a análise de conteúdo. As questões discutidas nesse artigo referem-se ao conjunto das aulas nas quais foi abordada a problemática do conhecimento. Concluiu-se que as características do ensino observado, no que se refere à problemática em questão, permitem considerá-lo uma multidisciplinaridade escolar “modesta”.

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Gilson Malta da Silva, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Graduado em Filosofia e mestre em Processos Sócio-Educativos e Práticas Escolares pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Minas Gerais – Brasil.

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Publiée

2017-12-18

Comment citer

SILVA, Gilson Malta da. O ensino de filosofia nas perspectivas inter e transdisciplinar: a problemática do conhecimento. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 398–422, 2017. DOI: 10.31977/grirfi.v16i2.758. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/758. Acesso em: 21 nov. 2024.

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