Discutindo a questão da alteridade em Husserl e Ricoeur
DOI :
https://doi.org/10.31977/grirfi.v14i2.709Mots-clés :
Ipseidade; Memória; SubjetividadeRésumé
Discutimos a concepção de alteridade presente na V meditação cartesiana de Husserl através da perspectiva ricoeuriana, bem como, a proposta de Ricoeur que coloca a alteridade no centro da ipseidade. Ricoeur, ao pensar sobre a alteridade, acompanha com atenção o desenvolver do pensamento de Husserl e pretende compreender os caminhos que levam do eu (ego) ao outro (alter) através do mundo em que estamos inseridos enquanto comunidade. A afirmação ricoeuriana da subjetividade (Ipseidade) pressupõe permanentemente a relação eu-outro-mundo. Portanto, para o filósofo francês, perseguir a compreensão husserliana de alteridade contribui, não somente para confrontar o seu próprio pensamento, como para aprofundar a sua concepção relacional da condição humana.
Téléchargements
Références
COELHO JR, N. E. Da intersubjetividade à intercorporeidade: contribuições da filosofia fenomenológica ao estudo psicológico da alteridade. Psicologia USP, Vol. 14, No .1, 2003. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/42396. Acessado em 06 de julho de 2015.
DESCARTES, R. Meditações sobre filosofia primeira. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2004.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes, 2002.
HEGEL, G. W. F. Introdução à história da filosofia. Lisboa, Edições 70, 2006.
HUSSERL, E. Meditações cartesianas. São Paulo: Madras Editora, 2001.
LAUXEN, R. R. O alcance ontológico da fenomenologia da ação de Paul Ricoeur. Revista Estudos Filosóficos nº 5 /2010. Disponível em http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistaestudosfilosoficos/art4-rev5.pdf acessado em 08 de julho de 2015.
RICOEUR, P. Na escola da fenomenologia. Petropólis-RJ: Vozes, 2009.
RICOEUR, P. O si-mesmo como outro. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans le Griot: Revista de Filosofia conserve les droits d'auteur et accorde au periodique le droit de première publication, avec l'œuvre simultanément sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International License, permettant Le partage et l'adaptation, même à des fins commerciales, avec une reconnaissance régulière de la paternité et de la publication initiale dans ce journal. Lire la suite...