A estética dos extremos: notas sobre a relação entre a arte rupestre e a reprodutibilidade técnica em Theodor Adorno
DOI :
https://doi.org/10.31977/grirfi.v14i2.704Mots-clés :
Reprodutibilidade Técnica; Arte Rupestre; Imanência Mítica.Résumé
O artigo propõe uma aproximação entre dois campos de pesquisa distintos, mas com notórias afinidades eletivas: o campo da arqueologia e o da estética filosófica. Pretende-se saber de que modo, no interior do pensamento dialético de Adorno, articulam-se os conceitos de pré-história e proto-história, tendo como fio condutor a temática da arte rupestre e a sua contrapartida moderna, isto é, a reprodutibilidade técnica. Tal aproximação tem como ponto de partida um instigante parágrafo da obra póstuma de Adorno, “Ästhetische Theorie”, presente na subseção assim classificada por Rolf Tiedmann como "Moderne Kunst und Industrielle Produktion", no qual Adorno afirma que há uma convergência entre a arte rupestre e a câmera fotográfica, que se daria na objetivação (Objektivation), isto é, na ação de separar o ato subjetivo do objeto que é visto. A partir desta constatação, a contribuição maior deste artigo estaria em identificar uma espécie de proto-história da reprodutibilidade técnica no mundo pré-histórico. Deste modo, numa perspectiva radicalmente dialética pode-se dizer que o progresso virtual e tecnológico sentido nas últimas décadas não representa algo qualitativamente novo na história humana, sendo apenas um desdobramento de uma tendência já contida na pré-história, algo que nos leva a crer que não conseguimos ainda superar o estado de imanência mítica denunciado amplamente por Adorno e Horkheimer na “Dialektik der Aufklärung. Para demonstrar isto o presente artigo almeja reconstruir as principais linhas de força da "Dialética do Esclarecimento", centrando na categoria de mito (Seção 1). Após, pretende apresentar a relação entre pré-história e proto-história no contexto do pensamento adorniano, especialmente nas obras e nos ensaios do período intermediário de sua bibliografia, tais como “Minima Moralia” e “Prismen” (Seção 2). Por último, deseja apresentar algumas reflexões de Adorno sobre a arte rupestre e a reprodutibilidade técnica presentes na Teoria Estética (Seção 3).
Téléchargements
Références
ADORNO, Theodor. Ästhetische Theorie. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1990.
ADORNO, Theodor. Minima moralia: reflexões a partir da vida danificada. 2° Ed. São Paulo: Editora Ática, 1993.
ADORNO, Theodor. Teoria Estética. Trad. Artur Morão. Lisboa: 70, 2013.
ADORNO, Theodor. Dialética Negativa. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
ADORNO, Theodor. Escritos filosóficos tempranos. Ediciones Akal: Madrid, 2010.
ADORNO, Theodor. Filosofia da nova música. São Paulo: Perspectiva, 2011.
ADORNO, Theodor. Prismas. Trad. Augustin Wernet e Jorge Mattos Brito de Almeida. São Paulo: Editora Ática, 2001.
ADORNO, Theodor; BENJAMIN, Walter. Correspondência 1928-1940. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Editora Unesp, 2012.
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialectic of Enlightenment: Philosophical Fragments. Stanford University Press: California, 2012.
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialéctica de la Ilustración: Fragmentos filosóficos. Editorial Trotta: Madrid, 1998.
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985. Reimpressão de 2006.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In:
BENJAMIN, Walter. Magia, técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BENJAMIN, Walter. O anjo da história. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
BUCK-MORSS, Susan. Origen de la dialéctica negativa: Theodor W. Adorno, Walter Benjamin y el instituto de pesquisa de Frankfurt. Madri: Siglo Veintiuno Editora, 1981.
CROCE, Benedetto. The essence of aesthetic. Charleston, Nabu Press, 2010.
DUARTE, Rodrigo. Notas sobre modernidade e sujeito na Dialética do Esclarecimento. In: DUARTE, Rodrigo. Adornos: nove ensaios sobre o filósofo frankfurtiano. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1997, pp. 45-63.
HABERMAS, Jürgen. O Discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
JAMESON, Fredric. Marxismo tardio: Adorno ou a persistência da dialética. Trad. Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Unesp, 1997.
RAMOS, Luciano. História do Brasil. São Paulo: Ed. do Brasil, 1977.
SCHAAFSMA, Polly. Images and Power: Rock Art and Ethics. New York: Springer, 2013.
TERZI, Marinella. Prehistoric Rock Art. Chicago: Child Press, [S.I].
WIGGERSHAUS, Rolf. A Escola de Frankfurt. História, desenvolvimento teórico, significação política. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002.
WILDGEN, Wolfgang (2004). The Paleolithic Origins of Art, its Dynamic and Topological Aspects, and the Transition to Writing. In : Bax, Marcel, Barend van Heusden et Wolfgang Wildgen (éds.), 2004. Semiotic Evolution and the Dynamics of Culture, series: European Semiotics / Sémiotique Européenne, vol. 5. Bern : Lang : 117-153.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans le Griot: Revista de Filosofia conserve les droits d'auteur et accorde au periodique le droit de première publication, avec l'œuvre simultanément sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International License, permettant Le partage et l'adaptation, même à des fins commerciales, avec une reconnaissance régulière de la paternité et de la publication initiale dans ce journal. Lire la suite...