O paradoxo socrático: a ideia de saber que nada se sabe

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v12i2.661

Mots-clés :

Sócrates; Paradoxo; Epistemologia; Brickhouse and Smith; Tyler Burge.

Résumé

O presente artigo tem como objetivo analisar o problema epistemológico do paradoxo socrático. Em uma primeira parte do trabalho, apresentaremos o problema segundo  Brickhouse and Smith, após a apresentação do problema, em seguida apresentaremos uma objeção feita sobre a honestidade de Sócrates e como uma possível desonestidade resolveria o problema facilmente. Após isso, trabalharemos a divisão entre dois tipos de conhecimento onde um torna seu possuidor um sábio e outro não. Ainda, ao longo do trabalho, estudaremos as três vias principais de obtenção de conhecimento para Sócrates: divinatória, senso comum e elenchos. Apresentaremos também uma explicação sobre o artigo Individualism and the mental, de Tyler Burge onde apresentaremos um experimento mental descrito pelo autor para demonstrar a formação não insular de conceitos e a ideia proposta por ele sobre o entendimento incompleto. Feito isso, ao final, apresentaremos uma proposta alternativa e complementar a teoria de Brickhouse and Smith para a resolução desse aparente paradoxo.

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Biographie de l'auteur

Homero Damo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestrando em Filosofia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul – Brasil.

Références

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Publiée

2015-12-18

Comment citer

DAMO, Homero. O paradoxo socrático: a ideia de saber que nada se sabe. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 186–195, 2015. DOI: 10.31977/grirfi.v12i2.661. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/661. Acesso em: 24 nov. 2024.

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