A educação personalista e a transformação da sociedade: contribuições de Louis Althusser e Emmanuel Mounier

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v12i2.651

Mots-clés :

Educação; Formação; Ideologia; Pessoa.

Résumé

Este artigo apresenta a proposta de Emmanuel Mounier e a crítica de Louis Althusser em relação à educação capitalista e articula um contato entre essas duas posições. Não é um contato que tem como objetivo um consenso entre os dois autores, mas que procura apontar como podemos aliar a consciência do perigo de alienação na educação com a esperança que a educação pode representar se for desenvolvida com os devidos cuidados (para evitar o perigo citado) e tendo em vista uma concepção integral da pessoa, o que se alcança se a educação é entendida não só como instrução, mas também como formação. Com este enfoque é possível que a pessoa cresça não apenas numa instrução para a profissão, mas numa formação para a liberdade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Antonio Glauton Varela Rocha, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), professor e coordenador do Curso de Bacharelado em Filosofia da Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS).

Références

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado. 2. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

COQ, Guy. Mounier: o engajamento político. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2012.

MOUNIER, Emmanuel. O personalismo. São Paulo: Martins Fontes, 1976.

MOUNIER, Emmanuel. Manifesto ao serviço do personalismo. Lisboa: Moraes, 1967.

MOUNIER, Emmanuel. ¿Qué es el personalismo? Buenos Aires: Ediciones Critério, 1956.

LOPEZ, Fernando Vela. Persona, poder, educacion: Una lectura de E. Mounier. Salamanca: Editorial San Esteban, 1989.

LORENZON, Alino. A atualidade do pensamento de Emmanuel Mounier. 2. ed. rev. ampl. Ijui: UNIJUI, 1996.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. 21. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

NOBRE, Marcos. A teoria crítica. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2004.

ROCHA, Acílio da Silva Estanqueiro. Personalismo e Europeísmo: Pessoa, Cultura, Europa, in: José Luís Brandão da Luz. Caminhos do pensamento. Lisboa: Edições Colibri/Universidade dos Açores, 2006.

ROCHA, Antonio Glauton Varela. Emmanuel Mounier: antropologia e filosofia política a serviço da dignidade humana. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.

Téléchargements

Publiée

2015-12-18

Comment citer

ROCHA, Antonio Glauton Varela. A educação personalista e a transformação da sociedade: contribuições de Louis Althusser e Emmanuel Mounier. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 316–326, 2015. DOI: 10.31977/grirfi.v12i2.651. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/651. Acesso em: 18 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos