Corpo em Nietzsche: uma leitura da II dissertação da genealogia da moral
DOI :
https://doi.org/10.31977/grirfi.v11i1.634Mots-clés :
Corpo; Nietzsche; Genealogia da Moral.Résumé
O presente artigo tem por objetivo investigar a noção de corpo no pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, mais especificamente a partir de uma leitura de alguns temas presentes na II Dissertação da Genealogia da Moral, basilares para se mobilizar tal noção. Dentre as questões elencadas encontram-se o papel da consciência, a memória, o esquecimento, o sentimento de culpa e a figura do criminoso que, partindo-se da leitura a que nos propomos, podem ser de fundamental importância para se pensar o corpo em Nietzsche.
Téléchargements
Références
BARRENECHEA, M. A. Nietzsche: a memória, o esquecimento e a alegria da superficialidade In: MARTINS, A. M. S. [et al.] Nietzsche e o gregos: arte, memória e educação, assim falou Nietzsche V. Rio de Janeiro: DP&A: Faperj: Unirio: Brasília, DF: Capes, 2006.
BARRENECHEA, M. A. Nietzsche e o corpo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.
COURTINE, J. J. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Tradução de Francisco Morás. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
GIACÓIA JUNIOR, O. Nietzsche: o humano como memória e como promessa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
HATAB, L. J. Genealogia da Moral de Nietzsche: uma introdução. Tradução Nancy Juozapavicius. São Paulo: Madras, 2010.
NIEMEYER, C. (Org.) Léxico de Nietzsche. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
NIETZSCHE, F. Genealogia da Moral: uma polêmica. Tradução, notas e posfácio Paulo César de
Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
STEGMAIER, W. As Linhas Fundamentais do Pensamento de Nietzsche: coletânea de artigos 1985-2009. Organização de Jorge Luiz Viesenteiner e André Luis Muniz Garcia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans le Griot: Revista de Filosofia conserve les droits d'auteur et accorde au periodique le droit de première publication, avec l'œuvre simultanément sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International License, permettant Le partage et l'adaptation, même à des fins commerciales, avec une reconnaissance régulière de la paternité et de la publication initiale dans ce journal. Lire la suite...