A pedagogia de Paulo Freire e seus horizontes indicativos para uma dialogicidade igualitária e personalista

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DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v9i1.596

Mots-clés :

Educação; Personalismo; Autonomia; Diálogo.

Résumé

O presente artigo busca apresentar a perspectiva educativa de Paulo Freire a partir da relação com o personalismo de Emmanuel Mounier. O ponto de destaque em tal relação é a visão da construção de uma educação pautada na autonomia e na abertura à comunidade, uma educação não meramente técnica, mas que seja capaz de preparar o ser humano para o fazer e para o ser. Esta educação, segundo Paulo Freire, não pode esquecer a importância do Protagonismo do educando no processo educativo, deve ser fundamentada no diálogo e sempre aberta a refletir a vida concreta que se manifesta no ambiente onde o processo educativo está se desenvolvendo.

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Bibliographies de l'auteur

Antonio Marcos Chagas, Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS)

Mestre em Educação, Especialista em Filosofia, professor e coordenador do Curso de Teologia da Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS), Ceará – Brasil.

Antonio Glauton Varela Rocha, Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS)

Mestre em Filosofia, professor e coordenador do Curso de Filosofia da Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS), Ceará – Brasil.

Références

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Publiée

2014-06-15

Comment citer

CHAGAS, Antonio Marcos; ROCHA, Antonio Glauton Varela. A pedagogia de Paulo Freire e seus horizontes indicativos para uma dialogicidade igualitária e personalista. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 99–115, 2014. DOI: 10.31977/grirfi.v9i1.596. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/596. Acesso em: 3 juill. 2024.

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