A via negativa de Dionísio Areopagita em Tomás de Aquino

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DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i2.1642

Mots-clés :

Tomás de Aquino; Dionísio Areopagita; Via Remotionis; Substâncias Imateriais; Metafísica.

Résumé

As substâncias imateriais não são compostas de matéria sensível, não partem dos entes; são diretamente inteligíveis. O conhecimento assim precisa de outra via para apreendê-las. Tomás, ainda no artigo 7 da questão 84, parece ver esta via a partir do pensador Dionísio Areopagita  que, ao cogitar nomes para Deus, em seu tratado Nomes Divinos, enumerou quais as possibilidades de conhecimento para o intelecto humano ante a substância primeira. São três: o conhecimento por causa, por via de eminência, ultrapassamento ou por negação ou remoção. Em Dionísio, conhecer negativamente Deus significa dizer que tudo o que se pode afirmar a respeito de sua natureza é aquilo que Ele não é. Tomás amplia o princípio para as substâncias imateriais em geral e há a possibilidade de se transpor o modo teológico do Areopagita para um modo gnosiológico, em que as substâncias imateriais, entendendo-as como toda aquela imune a qualquer mudança e movimento da matéria, assumem um possível caráter apofático e ainda assim possam ser afirmadas enquanto noções do entendimento.

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Biographie de l'auteur

Saulo Matias Dourado, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutorando em Filosofia na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador – BA, Brasil.

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Publiée

2020-06-12

Comment citer

DOURADO, Saulo Matias. A via negativa de Dionísio Areopagita em Tomás de Aquino. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 39–49, 2020. DOI: 10.31977/grirfi.v20i2.1642. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1642. Acesso em: 23 nov. 2024.

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