Bom dia Teeteto: Por um pensamento imanente
DOI :
https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i2.1472Mots-clés :
Filosofia da educação; Filosofia da diferença; Formação docente.Résumé
Esse artigo, de natureza filosófica, tem como objeto de estudo a crítica do modelo de pensamento representacional e dogmático efetivada pelo filósofo Gilles Deleuze. A pesquisa bibliográfica tem como horizonte teórico a filosofia da diferença, com foco no legado deleuziano. O autor apresenta pressupostos que constituem o pensamento representacional na forma de postulados. São oito postulados, a saber: o da Cogitatio Universalis (“pensar naturalmente”), o ideal do senso comum, o modelo da recognição, o elemento da representação, o negativo do erro, o privilégio da designação, a modalidade das soluções e o resultado do saber. Cabe aqui apontar contornos desses postulados que evidenciam a imagem dogmática do pensamento - imagem traidora do que significa pensar. Essa imagem modelar possui fortes ressonâncias no universo educacional contemporâneo. Trata-se, portanto, de efetivar, em sintonia com Deleuze, uma crítica às imagens dogmáticas do pensamento e de seus limites que frequentemente despotencializam o pensar, o pensar a educação e, por extensão, a própria vida.
Téléchargements
Références
ALLIEZ, Éric. Deleuze Filosofia Virtual. Trad. Heloisa B.S. Rocha. São Paulo: Ed. 34, 1996.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. 2ed. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
DELEUZE, Gilles. A imanência: uma vida. Revista Ethica, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1 e 2, p. 39-43, 2002.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Brasileira. Tradução de Ruth Joffily Dias e Edmundo Ferenandes. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, Freud, Marx. Theatrum Philosoficum. São Paulo: Princípio, 1997.
MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zagar, 2010.
MAGALHÃES, Rui. Deleuze: a pluralidade metafísica. Sobre Gilles Deleuze, Diferença e Repetição. Lisboa: Relógio d’Água, 2001.
VASCONCELLOS, Jorge. A filosofia e seus intercessores: Deleuze e a não Filosofia. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1217-1227, Set./Dez. 2005. Disponível www.cedes.unicamp.br/publicacoes/edicao/123
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Jose Rogerio Vitkowski 2020
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Les auteurs qui publient dans le Griot: Revista de Filosofia conserve les droits d'auteur et accorde au periodique le droit de première publication, avec l'œuvre simultanément sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International License, permettant Le partage et l'adaptation, même à des fins commerciales, avec une reconnaissance régulière de la paternité et de la publication initiale dans ce journal. Lire la suite...