Bom dia Teeteto: Por um pensamento imanente

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i2.1472

Mots-clés :

Filosofia da educação; Filosofia da diferença; Formação docente.

Résumé

Esse artigo, de natureza filosófica, tem como objeto de estudo a crítica do modelo de pensamento representacional e dogmático efetivada pelo filósofo Gilles Deleuze. A pesquisa bibliográfica tem como horizonte teórico a filosofia da diferença, com foco no legado deleuziano. O autor apresenta pressupostos que constituem o pensamento representacional na forma de postulados. São oito postulados, a saber: o da Cogitatio Universalis (“pensar naturalmente”), o ideal do senso comum, o modelo da recognição, o elemento da representação, o negativo do erro, o privilégio da designação, a modalidade das soluções e o resultado do saber. Cabe aqui apontar contornos desses postulados que evidenciam a imagem dogmática do pensamento - imagem traidora do que significa pensar. Essa imagem modelar possui fortes ressonâncias no universo educacional contemporâneo. Trata-se, portanto, de efetivar, em sintonia com Deleuze, uma crítica às imagens dogmáticas do pensamento e de seus limites que frequentemente despotencializam o pensar, o pensar a educação e, por extensão, a própria vida.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Jose Rogerio Vitkowski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC, Brasil. Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, (UEPG), Ponta Grossa – PR, Brasil.

Références

ALLIEZ, Éric. Deleuze Filosofia Virtual. Trad. Heloisa B.S. Rocha. São Paulo: Ed. 34, 1996.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. 2ed. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, Gilles. A imanência: uma vida. Revista Ethica, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1 e 2, p. 39-43, 2002.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Brasileira. Tradução de Ruth Joffily Dias e Edmundo Ferenandes. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.

FOUCAULT, Michel. Nietzsche, Freud, Marx. Theatrum Philosoficum. São Paulo: Princípio, 1997.

MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zagar, 2010.

MAGALHÃES, Rui. Deleuze: a pluralidade metafísica. Sobre Gilles Deleuze, Diferença e Repetição. Lisboa: Relógio d’Água, 2001.

VASCONCELLOS, Jorge. A filosofia e seus intercessores: Deleuze e a não Filosofia. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1217-1227, Set./Dez. 2005. Disponível www.cedes.unicamp.br/publicacoes/edicao/123

Téléchargements

Publiée

2020-06-12

Comment citer

VITKOWSKI, Jose Rogerio. Bom dia Teeteto: Por um pensamento imanente. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 30–38, 2020. DOI: 10.31977/grirfi.v20i2.1472. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1472. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos