A ciência como um jogo em Popper

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DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v19i3.1239

Mots-clés :

Ciência; Regras; Objetivo; Valores; Contexto.

Résumé

O objetivo do presente trabalho é analisar a concepção de ciência de Popper recorrendo metáfora com o jogo de xadrez que ele utiliza em sua obra A lógica da pesquisa cientifica. Consideramos que por meio desta metáfora é possível percebermos que a sua concepção de ciência não se reduz ao critério lógico de falseabilidade como muitos de seus comentadores deixam entrever, nem tampouco, em definir regras metodológicas para nortear a prática da ciência. Mas, o próprio filósofo ao estabelecer tal analogia deixa claro que a ciência tem em comum com o jogo de xadrez, a existência de regras. No nosso entender essas regras, assim como o critério de cientificidade, não são suficientes para definir a prática cientifica, pois esta envolve outros elementos como: valores, objetivos, comunidade cientifica e o contexto no qual as pesquisas são realizadas. Popper pressupõe esses elementos em sua metáfora, mas não os deixa explícitos. É somente em obras posteriores, como Conjecturas e refutações e Sociedade aberta e seus inimigos que eles são claramente definidos. Pretendemos assim, trazer a tona esses elementos envolvidos no jogo da ciência em Popper de modo a dar maior clareza a sua concepção.

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Biographie de l'auteur

Elizabeth de Assis Dias, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP, Brasil. Professora de Filosofia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém – PA, Brasil.

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Publiée

2019-10-15

Comment citer

DIAS, Elizabeth de Assis. A ciência como um jogo em Popper. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 327–337, 2019. DOI: 10.31977/grirfi.v19i3.1239. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1239. Acesso em: 22 nov. 2024.

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