Intercursos entre a psicologia genética e a ética do discurso de Jürgen Habermas
DOI :
https://doi.org/10.31977/grirfi.v19i3.1222Mots-clés :
Psicologia do desenvolvimento; Ética do Discurso; Psicologia Genética.Résumé
Neste artigo visa-se demarcar os intercursos da ética do discurso de Habermas e da psicologia genética de Lawrence Kohlberg. Se, por um lado, para o filósofo alemão a sua proposta ética pode contribuir para suprir os déficits da psicologia genética em relação ao desenvolvimento moral, por outro lado, a ética do discurso se apoia nas pesquisas empíricas realizadas pelos teóricos da psicologia e, com isso, reforçam a tese da universalidade ética defendida por Habermas e Carl Otto-Apel. No entanto, há limites na demarcação da filosofia e da psicologia por se tratar de campos nos quais as metodologias não se identificam e por assumirem perspectivas epistemológicas distintas, descritiva para a psicologia do desenvolvimento e prescritiva para a ética do discurso. Ainda assim, a filosofia de Habermas pretende estabelecer uma relação com campos distintos de saberes, a partir dos quais garante a interdisciplinaridade e a abertura para o diálogo constante entre saberes diversos.
Téléchargements
Références
BATAGLIA, P. U. R., MORAIS, A. & LEPRE, R. M. A teoria de Kohlberg sobre o desenvolvimento do raciocínio moral e os instrumentos de avaliação de juízo e competência moral em uso no Brasil. In: Estudos de Psicologia, 15(1), Janeiro-Abril/2010, 25-32.
HABERMAS, Jürgen. Moralbewusstsein und kommunikatives Handel. Frankfurt Am Main: Suhrkamp, 2006.
HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Tradução de Flávio B. Siebeneichler, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
HABERMAS, Jürgen. La teoria critica de Jürgen Habermas. Madrid: Tecnos, 1987.
HABERMAS, Jürgen. Teoria de la accion comunicativa, complemientos y estúdios prévios. Tradução espanhola de Manuel Redondo, Madrid: Cátedra,1989.
HABERMAS, Jürgen. Teoria de La acción comunicativa. Tradução espanhola de Manuel Redondo Madrid: Taurus, 1987a. Vol. I & II.
HABERMAS, Jürgen. Pensamento Pós-metafísico. Tradução de Flávio B. Siebeneichler, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
KANT, Immanuel. A fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução brasileira de Guido Antônio de Almeida, São Paulo: Discurso Editorial, 2009. Col. Philosophia.
KOHLBERG, Lawrence & COLBY, Anne et all. The measurement of moral judgement. London: Cambridge University Press, 1987. Vol I e II.
KOHLBERG, Lawrence. Moral stages: a current formulation and a response to critics. New York: S. Karger, 1983.
LARMORE, C. Modernité et Morale. Paris: Presses Universitaires de France:1993.
McCARTHY, Thommas. The critical theory of Jürgen Habermas. Cambridge: Polity Press, 1984.
NOBRE Marcos. & REPA, Luiz. Habermas e a reconstrução. São Paulo: Papirus, 2012.
PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. Tradução brasileira de Elzon Lenardon, S. Paulo: Summus, 1994,
RAWLS, John. Uma teoria da justiça. Tradução de Almiro Pisetta, Lenita M. R. Esteves, São Paulo: Martins Fontes, 2008.
WHITE, Stephen K. Razão, justiça e modernidade.Tradução brasileira de Márcio Pugliesi, São Paulo: Icone, 1995.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans le Griot: Revista de Filosofia conserve les droits d'auteur et accorde au periodique le droit de première publication, avec l'œuvre simultanément sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International License, permettant Le partage et l'adaptation, même à des fins commerciales, avec une reconnaissance régulière de la paternité et de la publication initiale dans ce journal. Lire la suite...