Na prática envolvente das semelhanças, o mundo renascentista

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v19i3.1214

Mots-clés :

figuras da similitude; círculo; ordem do saber; mundo ordenado

Résumé

Este artigo busca voltar-se ao corpus do saber do século XVI, época compreendida como a Era das similitudes, segundo leitura de Michel Foucault. Interessa-nos a aproximação da ordem prática do período - rica em sinais e grafias - a fim de determo-nos em sua devida concepção de mundo - rica em simbologia. Nesta análise, o mundo renascentista estará envolto a uma intensificação do exercício de ordenamento, regido por formas segundo as quais as semelhanças se dão a conhecer: as chamadas figuras das similitudes - signatura, convenientia, aemulatio, analogia e simpatia. Além disso, aderente a um fundo de configuração geral, será enfatizado a noção de círculo como referencial figurativo cabível ao entendimento do espaço geral do saber renascentista. Da noção de círculo remeteremos à prática de circulação das similitudes, e através disso, indicaremos um mundo renascentista decifrado ou interpretado segundo uma rede esgotável, no limite das próprias órbitas circulares emanadas do ajustamento de semelhanças. Na prática, o uso de uma marcação simbólica - inclusive, extensa à dimensão cósmica – possibilita-nos a visualizar um arranjo do como, mediante ordenamento do saber, são promovidas certas disposições “entre” e “para” as coisas e pessoas no mundo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Nilton César Arthur, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo – SP, Brasil. Professor da Área de Filosofia da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Piracicaba – SP, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Michel Foucault da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo – SP, Brasil.

Téléchargements

Publiée

2019-10-15

Comment citer

ARTHUR, Nilton César. Na prática envolvente das semelhanças, o mundo renascentista. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 1–11, 2019. DOI: 10.31977/grirfi.v19i3.1214. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1214. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos