Bildung e segunda natureza: Mcdowell leitor de Gadamer

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DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v19i1.1061

Mots-clés :

Bildung; Segunda natureza; McDowell; Espontaneidade.

Résumé

Em seu livro Mente e Mundo John McDowell pretende superar a oscilação entre duas abordagens que pretendem mediar à relação entre as mentes e o mundo, de um lado temos o mito do dado dizendo que os pensamentos precisam de uma coerção a partir do mundo exterior, e do outro lado temos o coerentismo que apresenta a ideia de que apenas uma crença pode justificar outra crença. Para defender sua abordagem e naturalizar as capacidades conceituais, situando a espontaneidade na natureza sem reduzi-la no interior do reino da lei. A natureza humana seria então uma segunda natureza que não é só formada a partir das capacidades adquiridas no nascimento, mas que são formadas também a partir da Bildung. Ao lançar mão dessas noções, McDowell traz a discussão das ideias de Han-Georg Gadamer sobre a experiência de abertura para o mundo através da linguagem. Deste modo, a intenção do presente artigo é de discutir sobre as implicações das noções de Bildung e segunda natureza na obra de McDowell buscando um maior esclarecimento a partir da influência e das interpretações de Gadamer.

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Biographie de l'auteur

Bruna Natália Richter, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Filosofia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS, Brasil.

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Publiée

2019-02-28

Comment citer

RICHTER, Bruna Natália. Bildung e segunda natureza: Mcdowell leitor de Gadamer. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 186–196, 2019. DOI: 10.31977/grirfi.v19i1.1061. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1061. Acesso em: 21 nov. 2024.

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