“A guerra civil é a matriz de todas as lutas de poder”: o debate com o marxismo na analítica do poder de Michel Foucault

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v18i2.835

Palabras clave:

Poder; Genealogia; Foucault; Marxismo.

Resumen

Fazer a genealogia do poder nunca foi o propósito claro de Foucault. No entanto, a questão do poder foi tema recorrente em suas investigações a ponto de estudiosos do trabalho do filósofo sugerirem uma divisão e organização de seu trabalho a partir de três eixos teóricos. Dentro dessa perspectiva, a analítica do poder marcaria a trajetória filosófica de Foucault na década de 1970. De fato, até 1994, ano de publicação do conjunto de textos, entrevistas e conferências de Foucault no Dits et écrits, a questão da analítica do poder era majoritariamente conhecida a partir de livros como Surveiller et punir (1975) e Histoire de la sexualité I: la volonté de savoir (1976). Com o início da publicação dos cursos no Collège de France a partir de 1997 as interpretações a respeito da analítica do poder sofrem um alargamento. Mas é somente em 2015 que a totalidade dos cursos de Foucault no Collège de France foram publicados, abrindo um importante caminho para a investigação a respeito das primeiras reflexões a respeito do poder. No presente artigo procuramos mostrar como os primeiros passos da analítica do poder de Michel Foucault se dá a partir de um contexto gauchiste ainda configurado em termos de dinástica do saber. Nesse sentido, procuramos mostrar como o período da dinástica corresponde a um esboço teórico, tentativas primeiras de conceituação do poder, marcadamente desenvolvido em contraposição com o marxismo. Essa contraposição se dá sobretudo na recusa tanto do esquema marxista de infra-superestrutura, quanto do modelo contratualista (hobbesiano) de sociedade estatal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lorena de Paula Balbino, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP, Brasil. Bolsista/CAPES.

Citas

CHIGNOLA, S. Foucault, Marx: le corps, le pouvoir, la guerre. In: LAVAL, C (org). Marx e Foucault: lectures, usages, confrontations. Paris: La découverte, 2015.

DELEUZE, G. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2013.

FOUCAULT, M. Entretien inédit entre Michel Foucault et quatre militants de la LCR, membres de la rubrique culturelle du jornal quotidien Rouge (juillet 1977). Disponível em: http://questionmarx.typepad.fr/files/entretien-avec-michel-foucault-1.pdf

FOUCAULT, M. Dits et écrits I. (1954-1975) DÉFERT, Daniel.; EWALD, François. (Eds.). Paris: Gallimard, 2001.

FOUCAULT, M. Dits et écrits II. (1976-1988). DÉFERT, Daniel.; EWALD, François. (Eds.). Paris: Gallimard, 2001a.

FOUCAULT, M. La Société punitive. Paris: Gallimard, 2013.

FOUCAULT, M. A sociedade punitiva. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015.

FOUCAULT, M. Å’uvres completes II. Paris: Gallimard, 2015a.

LAVAL, C. La productivité du pouvoir. In: LAVAL, C (org). Marx e Foucault: lectures, usages, confrontations. Paris: La découverte, 2015.

MARX, K. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MARX, K. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, K. A guerra civil na França. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, K. As lutas de classes na França. São Paulo: Boitempo, 2012.

MARX, K. O Capital I. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, K. Os despossuídos: debates sobre a lei referente ao furto de madeira. São Paulo: Boitempo, 2017.

THOMPSON, E. A economia moral da multidão inglesa no século XVIII. In: Thompson, Edward. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das letras, 2010.

Publicado

2018-12-16

Cómo citar

BALBINO, Lorena de Paula. “A guerra civil é a matriz de todas as lutas de poder”: o debate com o marxismo na analítica do poder de Michel Foucault. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 281–294, 2018. DOI: 10.31977/grirfi.v18i2.835. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/835. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

artículos