O problema da objetividade jornalística: duas perspectivas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v17i1.796

Palabras clave:

Objetividade Jornalística; Subjetividade; Perspectivismo; Teoria do Jornalismo.

Resumen

Como valor fundamental da atividade, a objetividade jornalística já foi investigada conceitualmente por diversos estudos acadêmicos cujos resultados, apesar de publicados em livros e revistas da área, não alteraram a maneira como consumidores de informação, jornalistas e até mesmo professores de jornalismo entendem filosoficamente a objetividade e, consequentemente, a sua aplicação nas rotinas e procedimentos da prática jornalística. Este artigo tem o objetivo de realizar a revisão bibliográfica de dois importantes trabalhos de autores brasileiros que investigaram a noção de objetividade. Vamos discutir as obras “A objetividade jornalística”, de Luiz Amaral e “Jornalismo, fatos e interesses”, de Wilson Gomes, inventariando as suas maneiras de compreender e também debater filosoficamente essa noção fundamental para a atividade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Paes Henriques, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em Filosofia. Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social,  do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Espírito Santo – Brasil.

Citas

AMARAL, Luiz. A objetividade jornalística. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto, 1996.

GOMES, Wilson. Jornalismo, fatos e interesses: ensaios de teoria do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2009.

HACKETT, Robert. Declínio de um paradigma? A parcialidade e a objectividade nos estudos dos media noticiosos. In: TRAQUINA, Nelson. (Org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. 2a. ed. Lisboa: Vega, 1999, p. 101-130.

SPONHOLZ, Liriam. Jornalismo, conhecimento e objetividade: além do espelho e das construções. Florianópolis: Insular, 2009.

TUCHMAN, Gaye. A objectividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objectividade dos jornalistas. In: TRAQUINA, Nelson. (Org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. 2a. ed. Lisboa: Vega, 1999, p. 74-90.

Publicado

2018-06-19

Cómo citar

HENRIQUES, Rafael Paes. O problema da objetividade jornalística: duas perspectivas. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 256–268, 2018. DOI: 10.31977/grirfi.v17i1.796. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/796. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

artículos