Razão e violência em Eric Weil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v16i2.771

Palabras clave:

Weil; Razão; Violência; Escolha; Liberdade.

Resumen

O objetivo principal deste artigo é apresentar alguns dos principais argumentos de Eric Weil que sustentam a relevante tese da importância da escolha livre e deliberada do ser humano pela vida racional, demonstrando, por conseguinte, ser razoável a busca por uma existência cada vez mais humanizada e alicerçada sobre valores fundamentais da vida humana, tais como, a honestidade, a justiça e a felicidade, possibilitando, paulatina e progressivamente, a superação e o desaparecimento, tanto quanto possível, dos diferentes tipos de violência, estando o ser humano ciente, no entanto, de que a erradicação total da violência no mundo é impensável, uma vez ser a liberdade do ser humano um processo de contínua deliberação e escolha, tanto em nível pessoal, como também, comunitário e social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo César Nodari, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul  (PUCRS), Rio Grande do Sul – Brasil. Professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Rio Grande do Sul – Brasil.

Citas

CAMARCO, Sérgio de Siqueira. Filosofia e política em Éric Weil. Um estudo sobre a ideia de cidadania na filosofia política de Éric Weil. São Paulo: Loyola, 2014.

HERDER, Johann Gottfried. A palavra e o conceito humanidade. In: O que é Esclarecimento? Immanuel Kant; Johann Benjamin Erhard; Johann Gottfried Herder; Gotthold Ephraim Lessing; Christoph Martin Wieland; Johann Georg Hamann; Moses Mendelssohn; Friedrich Schiller; Andreas Riem. [Tradução Paulo César Gil Ferreira; Revisão Marco Antonio Casanova]. Rio de Janeiro: Via Verita, 2011, pp. 73-74.

PERINE, Marcelo. Eric Weil e a compreensão do nosso tempo. Ética, política, filosofia. São Paulo: Loyola, 2004.

PERINE, Marcelo. Filosofia e violência. Sentidos e intenção da filosofia de Eric Weil. São Paulo: Loyola, 1987.

PERINE, Marcelo; COSTESKI, Evanildo (Orgs.). Violência, educação e globalização. Compreender o nosso tempo com Eric Weil. São Paulo: Loyola, 2016.

SAVADOGO, Mahamadé. O sentido da oposição entre razão e violência segundo Eric Weil. In: PERINE, Marcelo; COSTESKI, Evanildo (Orgs.). Violência, educação e globalização. Compreender o nosso tempo com Eric Weil. São Paulo: Loyola, 2016.

WEIL, Eric. Filosofia moral. São Paulo: É Realizações, 2011.

WEIL, Eric. Filosofia política. 2ª edição. São Paulo: Loyola, 2011b.

WEIL, Eric. Lógica da filosofia. São Paulo: É Realizações, 2012.

Publicado

2017-12-18

Cómo citar

NODARI, Paulo César. Razão e violência em Eric Weil. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 188–204, 2017. DOI: 10.31977/grirfi.v16i2.771. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/771. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

artículos