O stoffwechsel como primeiro gesto de liberdade da vida segundo Hans Jonas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v15i1.747

Palabras clave:

Metabolismo; Liberdade; Hans Jonas; Vida.

Resumen

As considerações que faremos neste artigo vai analisar como o metabolismo se torna um mecanismo que representa o primeiro gesto de liberdade da vida na filosofia de Hans Jonas. A centralidade da discussão está no fato de que a vida é um processo de manutenção de si onde a liberdade está presente desde as estruturas mais simples do organismo às mais desenvolvidas. O nosso objetivo é o de mostrar, a partir de uma análise das ideias de liberdade e necessidade, como a vida se abre para uma transcendência ou, tecnicamente falando, para uma nova ontologia. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leandro Sousa Costa, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Professor da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Paraná – Brasil. Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Paraná – Brasil.

Leonardo Nunes Camargo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Paraná – Brasil.

Citas

COMÍN, I. G. “Introducción a la edición española”. In: Hans Jonas: poder o impotência de la subjeticidad. Tradução de Illana Giner Comin. Coleção pensamento Contemporâneo. Barcelona/Buenos Aires/México: Paidós, 2005, p.13-70.

FONSECA, F. S. G. Hans Jonas e a responsabilidade do homem frente ao desafio biotecnológico. 2009. 468f. Tese (doutorado) – Pós-graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.

FROGNEUX, N. Hans Jonas ou la vie dans le monde. Bruxelles: De Boeck, 2001.

JONAS, H. Memorias. Traducción de Illana Giner Comín. Madri: Editorial Losada, 2005.

JONAS, H. O princípio vida: fundamentos para uma biologia filosófica. Trad. Carlos Almeida Pereira. Petrópolis: Vozes, 2004.

JONAS, H. Pensar sobre Dios y otros ensayos. Trad. Angela Ackermann. Barcelona: Herder, 1998.

LOPES, W. E. S. Hans Jonas e a diferença antropológica: uma leitura da biologia filosófica. 2014. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade Federal de Minas Gerais, 2014.

OLIVEIRA, J.; MORETTO, G.; SGANZERLA, A. Vida, técnica e responsabilidade: três ensaios sobre a filosofia de Hans Jonas. São Paulo: Paulus, 2015.

Publicado

2017-06-18

Cómo citar

COSTA, Leandro Sousa; CAMARGO, Leonardo Nunes. O stoffwechsel como primeiro gesto de liberdade da vida segundo Hans Jonas. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 128–145, 2017. DOI: 10.31977/grirfi.v15i1.747. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/747. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

artículos