O que seria a consciência na fenomenologia heideggeriana?

Autores/as

  • Ronaldo Manzi Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v13i1.690

Palabras clave:

Fenomenologia; Ontologia; Consciência; Dasein; Existência.

Resumen

é quase natural associarmos a fenomenologia a uma filosofia da consciência. A pretensão de Husserl de realizar um idealismo transcendental tendo o ego transcendental como o fundamento da razão não nos deixa muitas brechas para pensarmos diferente. O modo como Husserl foi lido na França também não nos ajuda a pensar de outro modo. Entretanto, seu aluno, Martin Heidegger, parece propor algo diferente. Sim, a consciência é uma questão fundamental do pensamento filosófico. Mas seria preciso reduzir a filosofia a uma questão sobre a consciência? Esse texto busca mostrar que não. Seria possível pensarmos a fenomenologia de um outro modo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ronaldo Manzi, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – Brasil e pela Radboud Universiteit Nijmegen (RUN) (co-tutela) – Holanda. Pós-doutorando em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista Fapesp.

Citas

HEIDEGGER, Martin. Logic – The question of truth. Translated by Thomas Sheehan. Indiana: Indiana University Press, 2010.

HEIDEGGER, Martin. Os problemas fundamentais da fenomenologia. Tradução de Marco Antônio Casanova. Petrópolis: Vozes, 2012a.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo (edição em alemão e português). Tradução de Fausto Castilho. Campinas: Unicamp; Petrópolis: Rio de Janeiro, 2012b.

FREUD, Sigmund. O inquietante. In: História de uma neurose infantil; além do princípio do prazer e outros textos (1917-1920). Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

GADAMER, Hans-Georg. Hermenêutica em retrospectiva. Tradução de Marco Antônio Casanova. Petrópolis: Vozes, 2012.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método – Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução de Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Vozes, 1997.

GIACOIA JR., Oswaldo. Heidegger urgente – Introdução a um novo pensar. São Paulo: Três Estrelas, 2013.

RILKE, Rainer Maria. Cartas a um jovem poeta: a canção de amor e de morte do porta-estandarte Cristóvão Rilke. Tradução de Poulo Rónai e Cecília Meireles. São Paulo: Globo, 2003.

Publicado

2016-06-18

Cómo citar

MANZI, Ronaldo. O que seria a consciência na fenomenologia heideggeriana?. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 183–199, 2016. DOI: 10.31977/grirfi.v13i1.690. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/690. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

artículos