O “comum” na realidade segundo Tomás de Aquino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v12i2.659

Palabras clave:

Tomás de Aquino; Comum; Universal; Modo de Ser; Individual.

Resumen

Na Idade Média, havia um problema conhecido como “Querela dos Universais”, com a discordância entre o realismo, conceitualismo e nominalismo sobre estatuto ontológico e epistemológico dos universais. Tomás de Aquino é um realista moderado porque admite que o universal tem um ser nos indivíduos, na realidade e fora da mente. Quando falamos de um “universal na realidade”, nós nos referimos a aquilo que é comum a mais de um indivíduo. Depois, os modos de ser do conceito universal do intelecto e do aspecto comum na realidade precisarão ser distinguidos, pois temos que esclarecer que o universal no intelecto não é exatamente igual ao comum na realidade, embora o primeiro seja tomado deste último. Uma vez que o aspecto comum não existe por si, mas apenas nos indivíduos, faremos uma breve análise acerca da individuação também.

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Biografía del autor/a

Thiago Sebastião Reis Contarato, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando em Filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – Brasil.

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Publicado

2015-12-18

Cómo citar

CONTARATO, Thiago Sebastião Reis. O “comum” na realidade segundo Tomás de Aquino. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 213–226, 2015. DOI: 10.31977/grirfi.v12i2.659. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/659. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

artículos