Noções aristotélicas em Anaximandro: ápeiron como elemento primordial e o que pensou Aristóteles sobre o indefinido

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v11i1.644

Palabras clave:

Anaximandro; Ápeiron; Aristóteles; Cosmologia; Éter.

Resumen

Anaximandro de Mileto teria nascido em 610 a.C conforme o testemunho de Hipólito, Aristóteles de Estagira, em 384 a.C. É evidente que vivenciaram períodos distintos na Grécia Arcaica. Contudo, tinham interesses incomuns, a saber; explicar o mundo na esteira da natureza. Anaximandro propôs sua explicação a partir de um elemento indefinido - `απείρων. Este trabalho pretende investigar a intenção de Aristóteles ao voltar seu olhar para o elemento primordial anaximandrino, fato assaz curioso, que resulta em quatro citações mencionando o nome de Anaximandro na obra De Caelo, e na Física. Ao contrário de seguir rumo à tradução laboriosa dos fragmentos, o que seria saltar sobre um abismo com limiar escorregadio, pretende-se estabelecer paralelamente e em que se aproximam ou se divergem a cosmologia de Anaximandro e o mundo sublunar e supra lunar abarcados na cosmologia de Aristóteles. Outrossim, nos aproximar da noção de apeíron e éter das respectivas cosmologias desses filósofos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Batista Freire, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestrando em Filosofia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais – Brasil.

Citas

ALLAN, D. J. A Filosofia de Aristóteles. Tradução de Rui Gonçalo Amado. 2ª ed. Lisboa: Editorial Presença LTDA, 1970.

ARISTÓTELES. Física. Traducción y introducción de Guillermo R. de Echandía. Madri: Editorial Gredos, S. A. 1995.

ARISTÓTELES. Metafísica. Prefácio de Sir David Ross. Tradução de Leonel Vallandro. Ed. 2143 A. Porto Alegre: Globo S. A. 1969.

ARISTÓTELES. Traité Du Ciel. Traduction par Catherine Dalimier et Pierre Pellegrin. Introduction par Pierre Pellegrin. Ed. Nº FG103601. Manchecourt: Éditions Flammarion, 2004.

CORNFORD, Francis. Antes e Depois de Sócrates. Tradução de Walter Lellis Siqueira. São Paulo: Martins Fontes, 1ª Ed. 2005.

CORNFORD, Francis. Principium Sapientiae: As Origens do Pensamento Filosófico Grego. Tradução de Maria Manuela Rocheta dos Santos. Prefácio de W. K. C. Guthrie. 3ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.

COUPRIE, Dirk. Heaven and Earth in Ancient Greek Cosmology: From Thales to Heraclides Ponticus. New York: Springer Science Business Media, 2011.

GUTHRIE, William. Historia de la Filosofía Griega: Los Primeros Presocráticos y los Pitagóricos. Tradução de Alberto Medina González. Madrid: Gredos, 1984.

GUTHRIE, William. Historia de la Filosofía Griega Volume VI: Introducción a Aristóteles. Tradução de Alberto Medina González. Madrid: Gredos, 1993.

GUTHRIE, William. Os Filósofos Gregos: De Tales a Aristóteles. Tradução de Maria José Vaz Pinto. Lisboa: Editorial Presença LTDA, 1987.

KIRK, Geoffrey; RAVEN, John; SCHOFIELD, Malcom. Os Filósofos Pré-socráticos: História Crítica com Selecçao de Textos: As fontes da Filosofia Pré-socrática. Tradução de Carlos Alberto Louro Fonseca. 4ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994, Capítulo XV.

SOBRINHO, Rubens Garcia Nunes. Platão e a imortalidade: mito e argumentação no Fédon. 1ª ed. Uberlânida: EDUFU, 2007.

VERNANT, Jean-Pierre. As origens do Pensamento Grego. Tradução de Ísis Lana Borges. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1972.

Referências secundárias:

ARISTÓTELES. Acerca de la Generación y la Corrupción: Tratados Breves de História Natural. Introducciones, traducciones y notas por Ernesto la Croce y Alberto Bernabé Pajares. Madrid: Editorial Gredos, S. A. 1987.

COLLI, Giorgio. El Nacimiento de la Filosofía. Traducción: Carlos Manzano. Barcelona: Tusquets, 1977.

JAEGER, Werner. Paidéia: A Formação do Homem Grego. Tradução de A. M. Parreira São Paulo: Martins Fontes, 2001.

LEGRAND, Gérard. Os Pré-socráticos. Tradução de Lucy Magalhães. Rio de janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia: Antiguidade e Idade Média: Aristóteles e o Perípatos. Vol. I. São Paulo: Paulus, 1990, p.173-197.

ROVELLI, Carlo. Anaximandro de Mileto: O Nascimento do Pensamento Científico. Tradução de Fernando Soares Moreira. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

SPINELLI, Miguel. Filósofos Pré-socráticos: Primeiros Mestres da Filosofia e da Ciência Grega. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.

VERNANT, Jean-Pierre. Mito e Religião na Grécia Antiga. Tradução de Joana Angélica D’Avila Melo. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Publicado

2015-06-15

Cómo citar

FREIRE, João Batista. Noções aristotélicas em Anaximandro: ápeiron como elemento primordial e o que pensou Aristóteles sobre o indefinido. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 36–44, 2015. DOI: 10.31977/grirfi.v11i1.644. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/644. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

artículos